Em maior ou menor escala outros mangás possibilitam isso tbm, mas o grande trunfo do Nen é ser resultado da criatividade do personagem, no sentido de que não é uma individualidade que alguém nasceu, não é uma técnica aprendida de respiração, uma espada achada, um livro ou combinações de magias, uma fruta e etc, como o sistema é uma tela em branco onde tudo é possível, confeccionar uma habilidade parte exclusivamente de experiências e escolhas ativas e racionais dos personagens dentro das regras básicas e categorias, então é sobre o que eles já passaram na vida, sobre suas personalidades, sobre seus objetivos, sobre o ambiente em que estão inseridos, sobre o que eles estão dispostos a sacrificar e tudo mais. Killua transforma a aura em eletricidade e o corpo aguenta pq o moleque foi torturado durante toda a infância, todo seu arco é sobre uma pessoa gentil submetida a se tornar algo horrível, e que consegue se libertar e ser alguém incrível, usar eletricidade é resignificar sua dor passada. O Gon é simples, direto e infantil, no momento que ele aprendeu sobre as categorias ele já encaixou com jokenpo na mentalidade de "pedra vou dar um socão intensificado, tesoura eu transformo a aura em lâmina e papel eu atiro com emissão", assim como sua transformação é o ato de desistir de tudo e trocar o seu futuro pra ter o poder no presente, uma condição que intensifica o seu crescimento. O Leorio não tem pq lutar, ele mostra que todo seu esforço no aprendizado de Nen foi direcionado pro seu objetivo de se tornar um médico, então ele pode projetar sua aura e fazer ultrassom ou até eliminar tumores em pacientes sem os abrir. Chrollo era talentoso no teatro e se tornou um criminoso, roubar e usar diferentes habilidades é como se estivesse atuando em diferentes papeis, a Lynch é membro de uma máfia e provavelmente era a responsável pelos interrogatórios, então desenvolveu uma habilidade em que ao fazer uma pergunta ela pode emitir a resposta socando a pessoa. E assim por diante. Então o maravilhoso é que o Nen não tá lá pra fazer os bonecos lutarem necessariamente, tá lá pra criar conflitos, multiplicar possibilidades narrativas e desenvolver os personagens.
Incrível seu comentário Kratz, espero que tenha curtido o ep 🙏🏻😎 Os personagens de Hunter x Hunter são notáveis por sua profundidade e complexidade. É incrível quando olhamos para trás e vemos o que o Togashi construiu. Esperamos um dia ver o final de tudo isso 😬
@@cupulatrovao Opa foi um ótimo bate papo, mto obrigado pelo programa. Esperamos haha, mas só dele lançar uns 10 capítulos de vez em quando já mata a vontade, é só pedrada kkkkkkk.
Caro pessoal do CúpulaCast, só queria comentar que consumir o conteúdo que vocês criam é um dos pontos altos do meu dia. Tava eu aqui essa noite, meio apático, daí comecei a ouvir um dos episódios do programa e do nada me veio aqueles picos meio inexplicáveis de felicidade q acontecem do nada sabe? Me dei conta q o episódio me deixou de bom humor msm, vcs comentam os assuntos de forma leve, engraçada e informativa, e eu gostaria q soubessem o quanto eu os admiro por conseguirem fazer algo assim, de tão boa qualidade msm. Enfim, continuem q vcs vão ainda mais longe! Abraço.
48:01 Me pergunto qual seria a reaçao do Narrador ao descobrir que Togashi criou um jogo de cartas que é um sistema genérico para qualquer negociação entre duas pessoas ou dois grupos
Bleach tem uma liberação de poder icônica. Naruto tem variedade, mas se perdeu na hierarquia de poder. hXh é interessante porque pode ser associado a nossa realidade aonde seu poder envolve a sua afinidade. Ai você pega uma as artes por exemplo, várias pessoas tem afinidade com a arte, mas umas se desenvolvem pelo lado da música, outros com artes visuais. Então um sistema aonde você desenvolve seu poder com base na sua afinidade é muito interessante.
Excelente episódio, passei a seguir o Narrador graças ao cast de Bleach de vocês e não me arrependo nem um pouco. Respondendo a perguntinha relâmpago diria que o que mais gosto realmente é o Nen, justamente por ele ser tão amplo e permitir que os melhores usuários não sejam aqueles que arrebentam uma montanha com um soco, mas sim os que são mais criativos na hora de aplicar sua especialidade em Nen em um momento de adversidade. É difícil dizer que sistemas eu mais gosto fora ele que já não tenham mencionado. Concordo com quase tudo, só Bleach que tenho minhas dúvidas, pois onde vi no anime nunca é realmente explicado a total extensão de poder de alguns personagens e a diferença entre eles. Se fosse chutar diria que até mesmo o Cosmo entra como um dos melhores, pois ele consegue assumir diferentes formas de acordo com o usuário. É muito bonito ver os meteoros do Seya, o dragão do Shiryu, os golpes de corrente ofensivos e defensivos do Shun, o gelo do Hyoga, as chamas do Ikki e por aí vai. O que realmente avacalha com o sistema é o próprio Kurumada, que não consegue fazer lutas realmente consistentes ou que façam sentido em sua grande maioria. Outros que me agradam são os sistemas de magias de Fairy Tail e de Black Clover, visualmente eles são muito bons e alguns são bem criativos, embora os dois tenham casos que caem no que o Narrador disse, de magias de elementos diferentes que fazem a mesma coisa, no caso de Fairy Tail pra dar porrada e no caso de Black Clover que servem pra qualquer coisa (mago do reino Spade que fez uma ilusão com magia de fogo, estou olhando pra você.).
Eu adorei o papo, mas eu sinto muita falta de World Trigger nessas conversas. O sistema de poderes de WT é o mais democrático dos battle shounens e deveria ser mais valorizado. Vamos lá: Existe uma energia vital chamada Trion. Todo ser vivo tem uma glândula que produz e armazena trion, mas nem todos se utilizam disso pq o Trion não é utilizável sem que tenha apoio tecnológico. Depois de serem atacados por uns aliens (Neighbors) e obter contato pacífico com outros, os humanos fundaram uma instituição paramilitar chamada Border. Esta realiza pesquisas sobre Trion e desenvolveu um dispositivo chamado Trigger. Trigger é um dispositivo que cria um corpo artificial feito de trion de cada usuário. Dentro de cada Trigger existem 8 chips que dão armas e habilidades distintas (a escolha do usuário) dentro de um vasto leque. Cada personagem escolhe seus chips e monta um combo de armas/habilidades de acordo com seu estilo de batalha. Os personagens membros da Border protegem os cidadãos da cidade de Mikado utilizando esses corpos de trion e suas armas. O mangá também tem seu toque especial de individualidade, assim como as kekkei genkais de Naruto: Side effects. Eles garantem alguma habilidade para alguns personagens (são raros), como o protagonista Yuma que é capaz de detectar mentiras ou omissões da verdade. Só que o autor também criou um terceiro sub-sistema para que os Side Effects não sejam um problema de desequilíbrio no power scaling: Black triggers. São Triggers criados a partir de todo o Trion de uma pessoa (ela morre assim que cria o Black Trigger). Black Triggers precisam de alguém compatível para serem utilizados (não necessariamente forte), são raros e não concedem corpo artificial pra quem o utiliza. Esses Triggers são proibidos nas batalhas rankeadas (competição entre agentes da border para incentivar a melhoria dos agentes e promover equipes entre os rankings A, B e C) justamente por não criar esse corpo artificial e geralmente ficam em posse da border e são utilizados para a defesa da cidade, ou em missões de expedição interplanetária (Os humanos fazem expedições para coletar insumos e avanço tecnológico). Leiam World Trigger! É o battle shounen mais justo e que não apela pro poder da amizade (mesmo que essa seja a força motriz de alguns dos protagonistas).
Em maior ou menor escala outros mangás possibilitam isso tbm, mas o grande trunfo do Nen é ser resultado da criatividade do personagem, no sentido de que não é uma individualidade que alguém nasceu, não é uma técnica aprendida de respiração, uma espada achada, um livro ou combinações de magias, uma fruta e etc, como o sistema é uma tela em branco onde tudo é possível, confeccionar uma habilidade parte exclusivamente de experiências e escolhas ativas e racionais dos personagens dentro das regras básicas e categorias, então é sobre o que eles já passaram na vida, sobre suas personalidades, sobre seus objetivos, sobre o ambiente em que estão inseridos, sobre o que eles estão dispostos a sacrificar e tudo mais.
Killua transforma a aura em eletricidade e o corpo aguenta pq o moleque foi torturado durante toda a infância, todo seu arco é sobre uma pessoa gentil submetida a se tornar algo horrível, e que consegue se libertar e ser alguém incrível, usar eletricidade é resignificar sua dor passada. O Gon é simples, direto e infantil, no momento que ele aprendeu sobre as categorias ele já encaixou com jokenpo na mentalidade de "pedra vou dar um socão intensificado, tesoura eu transformo a aura em lâmina e papel eu atiro com emissão", assim como sua transformação é o ato de desistir de tudo e trocar o seu futuro pra ter o poder no presente, uma condição que intensifica o seu crescimento. O Leorio não tem pq lutar, ele mostra que todo seu esforço no aprendizado de Nen foi direcionado pro seu objetivo de se tornar um médico, então ele pode projetar sua aura e fazer ultrassom ou até eliminar tumores em pacientes sem os abrir. Chrollo era talentoso no teatro e se tornou um criminoso, roubar e usar diferentes habilidades é como se estivesse atuando em diferentes papeis, a Lynch é membro de uma máfia e provavelmente era a responsável pelos interrogatórios, então desenvolveu uma habilidade em que ao fazer uma pergunta ela pode emitir a resposta socando a pessoa. E assim por diante.
Então o maravilhoso é que o Nen não tá lá pra fazer os bonecos lutarem necessariamente, tá lá pra criar conflitos, multiplicar possibilidades narrativas e desenvolver os personagens.
Incrível seu comentário Kratz, espero que tenha curtido o ep 🙏🏻😎
Os personagens de Hunter x Hunter são notáveis por sua profundidade e complexidade. É incrível quando olhamos para trás e vemos o que o Togashi construiu.
Esperamos um dia ver o final de tudo isso 😬
@@cupulatrovao Opa foi um ótimo bate papo, mto obrigado pelo programa.
Esperamos haha, mas só dele lançar uns 10 capítulos de vez em quando já mata a vontade, é só pedrada kkkkkkk.
Caro pessoal do CúpulaCast, só queria comentar que consumir o conteúdo que vocês criam é um dos pontos altos do meu dia. Tava eu aqui essa noite, meio apático, daí comecei a ouvir um dos episódios do programa e do nada me veio aqueles picos meio inexplicáveis de felicidade q acontecem do nada sabe? Me dei conta q o episódio me deixou de bom humor msm, vcs comentam os assuntos de forma leve, engraçada e informativa, e eu gostaria q soubessem o quanto eu os admiro por conseguirem fazer algo assim, de tão boa qualidade msm. Enfim, continuem q vcs vão ainda mais longe! Abraço.
Que mensagem gostosa Kuro
48:01 Me pergunto qual seria a reaçao do Narrador ao descobrir que Togashi criou um jogo de cartas que é um sistema genérico para qualquer negociação entre duas pessoas ou dois grupos
Bleach tem uma liberação de poder icônica. Naruto tem variedade, mas se perdeu na hierarquia de poder. hXh é interessante porque pode ser associado a nossa realidade aonde seu poder envolve a sua afinidade. Ai você pega uma as artes por exemplo, várias pessoas tem afinidade com a arte, mas umas se desenvolvem pelo lado da música, outros com artes visuais. Então um sistema aonde você desenvolve seu poder com base na sua afinidade é muito interessante.
Episódio daora
Excelente episódio, passei a seguir o Narrador graças ao cast de Bleach de vocês e não me arrependo nem um pouco. Respondendo a perguntinha relâmpago diria que o que mais gosto realmente é o Nen, justamente por ele ser tão amplo e permitir que os melhores usuários não sejam aqueles que arrebentam uma montanha com um soco, mas sim os que são mais criativos na hora de aplicar sua especialidade em Nen em um momento de adversidade.
É difícil dizer que sistemas eu mais gosto fora ele que já não tenham mencionado. Concordo com quase tudo, só Bleach que tenho minhas dúvidas, pois onde vi no anime nunca é realmente explicado a total extensão de poder de alguns personagens e a diferença entre eles.
Se fosse chutar diria que até mesmo o Cosmo entra como um dos melhores, pois ele consegue assumir diferentes formas de acordo com o usuário. É muito bonito ver os meteoros do Seya, o dragão do Shiryu, os golpes de corrente ofensivos e defensivos do Shun, o gelo do Hyoga, as chamas do Ikki e por aí vai. O que realmente avacalha com o sistema é o próprio Kurumada, que não consegue fazer lutas realmente consistentes ou que façam sentido em sua grande maioria.
Outros que me agradam são os sistemas de magias de Fairy Tail e de Black Clover, visualmente eles são muito bons e alguns são bem criativos, embora os dois tenham casos que caem no que o Narrador disse, de magias de elementos diferentes que fazem a mesma coisa, no caso de Fairy Tail pra dar porrada e no caso de Black Clover que servem pra qualquer coisa (mago do reino Spade que fez uma ilusão com magia de fogo, estou olhando pra você.).
Obrigado pelo comentário Otávio 🫰🏻
Difícil mesmo ter um sistema de poder que brigue com o que o Togashi criou 🥸
Eu adorei o papo, mas eu sinto muita falta de World Trigger nessas conversas. O sistema de poderes de WT é o mais democrático dos battle shounens e deveria ser mais valorizado.
Vamos lá: Existe uma energia vital chamada Trion. Todo ser vivo tem uma glândula que produz e armazena trion, mas nem todos se utilizam disso pq o Trion não é utilizável sem que tenha apoio tecnológico.
Depois de serem atacados por uns aliens (Neighbors) e obter contato pacífico com outros, os humanos fundaram uma instituição paramilitar chamada Border. Esta realiza pesquisas sobre Trion e desenvolveu um dispositivo chamado Trigger. Trigger é um dispositivo que cria um corpo artificial feito de trion de cada usuário. Dentro de cada Trigger existem 8 chips que dão armas e habilidades distintas (a escolha do usuário) dentro de um vasto leque. Cada personagem escolhe seus chips e monta um combo de armas/habilidades de acordo com seu estilo de batalha. Os personagens membros da Border protegem os cidadãos da cidade de Mikado utilizando esses corpos de trion e suas armas.
O mangá também tem seu toque especial de individualidade, assim como as kekkei genkais de Naruto: Side effects. Eles garantem alguma habilidade para alguns personagens (são raros), como o protagonista Yuma que é capaz de detectar mentiras ou omissões da verdade.
Só que o autor também criou um terceiro sub-sistema para que os Side Effects não sejam um problema de desequilíbrio no power scaling: Black triggers. São Triggers criados a partir de todo o Trion de uma pessoa (ela morre assim que cria o Black Trigger). Black Triggers precisam de alguém compatível para serem utilizados (não necessariamente forte), são raros e não concedem corpo artificial pra quem o utiliza. Esses Triggers são proibidos nas batalhas rankeadas (competição entre agentes da border para incentivar a melhoria dos agentes e promover equipes entre os rankings A, B e C) justamente por não criar esse corpo artificial e geralmente ficam em posse da border e são utilizados para a defesa da cidade, ou em missões de expedição interplanetária (Os humanos fazem expedições para coletar insumos e avanço tecnológico).
Leiam World Trigger! É o battle shounen mais justo e que não apela pro poder da amizade (mesmo que essa seja a força motriz de alguns dos protagonistas).
Interessante! Fica aí mais essa recomendação para a galera que procura animes com sistemas de poder criativos e interessantes!