É perturbador o episódio que focou no Corey. Embora TODOS tenham sofrido uma injustiça, ele foi somente acompanhar o amigo, em consideração a mãe do Yusef e ficou lá 14 anos sofrendo literalmente o pão que o Diabo amassou. Eu pensei que ele perderia toda a sanidade ou que iria morrer a qualquer momento naquele lugar. É mto triste.
Meu maior choque com essa série, foi tomar conhecimento da participação de Donald Trump no grande "circo midiatico" que foi levantado, para apontar os garotos como monstros, e fazer uma grande apologia a pena de morte, sem nem ao menos saber a verdade. Pior de tudo é pensar que esse mesmo homem 28 anos depois se tornou presidente dos Estados Unidos 😣. LAMENTÁVEL
Será mesmo Vitor? Não me inclua nisso não, não me comparo a um ser como Trump. O cara é desumano, e tentou roubar a dignidade daqueles jovens, e a troco de?...
Pior é que recentemente ele foi indagado sobre o que achava do caso e, mesmo após os meninos serem inocentados, ele continua achando que eles são culpados. Não admite que errou nem tem coragem de pedir desculpas.
Acho que a pior parte da série, falando de apoio familiar é quando o pai do Antron faz ele confessar. É o ápice do abandono. A gente fala muito de aborto paternal né, e eu como filha de mãe solo sofri muito naquela cena. Tanto que em entrevista, o Antron fala que nunca perdoou o pai, e é muito amargurado por isso.
Julia Santos nesse momento eu me coloquei no lugar do pai, ele tbm foi coagido pela polícia, já não era réu primário, ao meu ver ele imaginou que se o filho confessa-se pudesse ter a pena diminuída. O fato dele ter abandonado a família foi a forma dele expressar os sentimentos dele, infelizmente algumas pessoas se isolam, se afastam acreditando que o problema irá diminuir. Nas cenas que mostram a relação dele como pai, antes do crime, mostra o quanto ele era um pai presente, protetor, mas infelizmente não soube como agir nessa situação. Enfim, fiquei extremamente chateada por saber que o filho não conseguiu perdoar o pai, me coloquei no papel no pai e fiquei imaginando o quanto ele não deve ter sofrido com tudo aquilo e sabendo que se ele tentasse tomar a frente do caso do filho, seria mais um homem negro silenciado, pelo passado dele e ainda poderia até prejudicar mais a situação do filho.
@@adrielicristinasantos4867 Ah, cara. Eu não aceito isso. Ele errou, entregou o filho menor nas mãos de uma política racista, sem advogado, sem nada. E ele ter abandonado a família: nada novo.
@@adrielicristinasantos4867 incrivel vc criar essa empatia. Não vi qlqr sentido dele fazer o filho confessar algo que não fez ainda mais pq o menino era visivelmente virgem. Pelo proprio passado dele que ele devia ter feito a coisa certa pelo bem do filho e não ser um idiota e egoista como foi. Afinal ele só soube ser um bom pai qnd as coisas estavam bem mas não quando a familia precisava dele.
@@adrielicristinasantos4867 Quando eu assisti tive a mesma impressão que você. Pela série parece que o pai não soube expressar bem os sentimentos mas na real, só o Antron sabe mesmo. E ele perdeu uma infância livre por isso.
Oi Gabi, pelo o que eu li o Korey tem dificuldade de aprendizado e alguma deficiência auditiva, por isso ele não se saía bem na escola e matava aulas, atitudes estas que foram usadas contra ele pra reforçar o esteriótipo de marginal que ficava nas ruas "wilding". A série escancara o preconceito estrutural e mostra que a palavra de um negro não tem valor, se não existir outra pessoa para assumir uma culpa a nós atribuída,ela será nossa sempre.
Eu me lembro dele ter faltado pq estava sofrendo ameaças na escola. Ele tinha uma irmã trans que ele amava mto e quando ela foi assassinada (provavelmente por homofobia) eu tbm chorei demais.
Produções como essa sempre me deixam dividido entre: assistir pra apoiar o trabalho das pessoas negras envolvidas x não assistir pra não ativar nenhum gatilho emocional.
Pior que ver a série é ver a entrevista deles para oprah e sentir a destruição que todos herdaram, mas ainda pior é ver que o Antron nunca se recuperou e continua aprisionado na tristeza do que eles passaram....a dor dele é palpável 😓😓
@@ritat.2124 simmm eles estão mesmo. Isso é a herança que a opressão deixa na vida das pessoas e o mundo olha e acha que se foram inocentados e indenizados td se resolve 😒
Estava conversando sobre isso, p mim o pior é a entrevista, qdo oprah começa conversar com os 5, eu só queria atravessar a tela e abraçar cada um. A série acabou comigo e a entrevista me detonou.
Pois assista, pq a Gabi descreveu exatamente o sentimento que o filme passa, de solidão, injustiça, esperança, medo, a sensação de estar no lugar dos meninos no julgamento é realmente palpável.....
Na entrevista com a Oprah eu realmente me emocionei muito, fiquei angustiada com o Antron, ele parece precisar muito de ajuda psicológica, ele tbm tem uma mágoa mto grande com o pai e ver que a esposa dele pediu pra ele tentar procurar ajuda psicológica e ele nem querer tentar me doeu muito, e como se ele achasse que nada ia adiantar. Eu realmente me assustei comigo mesma pq ate eu que nunca tive pensamentos suicidas (e jurei que nunca irira ter) pensei nisso caso a história fosse comigo, eu admiro muito o fato deles continuarem tendo forças pra viver (principalmente nos EUA). Essa série mexeu comigo de uma forma que até eu tô assustada
A mim também, eu não consigo não chorar ao pensar nisso, eu assisti essa entrevista com a Oprah e a cada testemunho eu chorava de soluçar mesmo, eu sempre recomendo pras pessoas que eu conheço, pq eu acredito que todos nós devemos ter conhecimento do que aconteceu e que ainda acontece, que essa ainda é uma luta atual, que devemos lutar contra esse sistema racista
A Oprah fez uma entrevista com eles e carinhosamente mudou o nome para "Os Exonerados do Central Park". Inclusive é bom enfatizar que a excelente atuação, vem muito do trabalho antropológico, de laboratório mesmo que os atores fizeram.
os 4 que foram liberados ficaram de 6 a 7 anos na cadeia. Já, Korey Wise ficou 13 anos e era para estar até hoje se o verdadeiro estuprador não tivesse aparecido.
Lógico que não eles foram presos com 14,15,16 anos e saíram com aparecia de 30 segundo essa lógica era pra eles terem saído da cadeia com 21 ou 22 anos o que não aconteceu aconteceu
@@athila1530 não é "por essa lógica", são os fatos. A própria série no final diz que eles ficarem encarcerados entre 6 e 14 anos. O que ficou menos tempo ficou 6 anos e o Korey que ficou mais ficou 13/14 anos. A série que escolheu atores que pareciam ter mais idade mas isso não quer dizer nada. O que compriu mais tempo e saiu com 29/30 anos que foi o Korey, eles decidiram manter o mesmo ator que tem 22 anos. O ator do Raymond jovem hoje, tem 24 anos e o ator que fez ele mais velho, em liberdade tem 25 anos, vai fazer 26 mês que vem. Parece que tem bem mais diferença que isso né? Aparentar uma idade é algo relativo, aparências enganam.
Amiga eu estou morando aqui em NEw York e Eu não consegui ir ao Central Park na semana que assisti, e um dos personagens parece com o meu sobrinho... nossa eu chorei até passar mal! E lembrei do seu podcast sobre raiva, porque foi o que senti! O vídeo ficou top .. obrigada por compartilhar, estava mesmo faltando uma olhar negro diante da série!
Algo que precisa ser reforçado constantemente é a necessidade que temos de conhecer os nossos direitos, a despeito do que o sistema faça contra nós, mas isso muito me chamou atenção pq era nítido o desconhecimento de todos os familiares dos garotos. E nessa linha está o quão importante é ter uma boa educação escolar. Que passa por ações afirmativas, por manifestações e reivindicações por melhorias no EB, por uma conscientização que não somos porcos p vivermos de restos.
@@JessicaCristina-et6bh pois é, mas como todos aqueles pais não tinham alta escolaridade, foi fácil o sistema impor o seu jogo. Nas favelas e periferias brasileiras é assim, famílias com baixa escolaridade, analfabetos, sendo joguetes nas mãos deste sistema perverso. Se detendo a informação e o conhecimento mts vezes é difícil fugir do sistema, imagina sem. Reforço o quão importante para a comunidade preta não desistir desta máxima relembrada por vc, conhecimento é poder.
Gabi, sou estudante de direito, e o personagem da Linda reflete a GRANDE MAIORIA dos Promotores brasileiros: altamente punitivista, racista, que desumanizam os corpos negros a termos como: meliante, malandrozinho; tratando corpos negros como Coisa. Inclusive essa Linda é igual uma professora que tive( Branca/Loira). Essa personagem reflete COMPLETAMENTE os promotores penais do Ministério Público Brasileiro. Assistam o filme: O JUIZO, tem aqui no youtube. (É o Encarceramento negro brasileiro nú e cru)
Obrigada pela dica Felix. Assisti o podcast "Segurança dos Direitos " com um delegado e ele bate muito nisso. Irei assistir o filme que recomendou. Abraços
A entrevista da Oprah me emocionou muito mais que a série, porque a série dói muito de ver é visceral. Eu só consegui botar pra fora vendo a entrevista, eu fiquei engasgado durante os episódios.
Ela poderia ter falado sobre esse assunto,que vejo que não está sendo muito discutido por ninguém até agora que já acabou a mini série,pois o racismo além de ser bem presente,ainda temos a transfobia,pois como você disse a irmã do corey é uma mulher trans,e ela foi assasinada apenas por ser ela mesma,algo que é muito recorrente aqui no brasil,que é o pais que mais mata trans do mundo.
Não precisa colocar o O já que ela se indentificava como uma mulher trans. Mas a parte mais triste sobre ela é ver a mae chamando ela pelo nome Marci só depois da morte da filha.
@@imanangel6187 e vale ressaltar que ela não era apenas uma mulher trans, era uma mulher trans PRETA - o que é ainda mais visto como ruim para a sociedade intolerante.
Eu quase não tive estômago pra terminar o primeiro episódio, me veio uma ânsia de vômito de repulsa e angústia. É muito intenso, o episódio que foca em Korey então fiquei muito emocionada.
Eu conheço a história dos adolescentes porque li em inglês, é muito dura e difícil, nesse momento eu não vou assistir porquê estou vulnerável e comparando a situação do Brasil e EUA é similar, vou aguardar um tempo .
Os EUA estão há anos luz do Brasil em relação tanto ao racismo quanto ao avanço dos negros, o mundo é racista infelizmente, nos EUA não é diferente mas houve um progresso muito maior que o Brasil pois o racismo é declarado, eu não acredito que o Brasil um dia irá chegar ao mesmo patamar que os americanos, talvez meus netos vejam mas acho muito difícil!
Senti o mesmo que você , uma angústia sem fim . Assisti o primeiro episódio tive que respirar fundo , me estabilizar e somente dias depois vi o restante e terminei com a entrevista de Oprah que me deixou ainda mais arrasada. Série necessária demais !
Eu chorei a série toda. Quando o assunto foi abordado em Dear White People com um dos personagens eu também chorei, sempre foi um medo que me perseguiu muito, e com Olhos que Condenam não foi diferente, por isso tanto lágrima. Triste, na época e até hoje. É chocante e frustrante mas é bom ser falado, muitos brancos realmente acham que já foi, que não existe, e através desse tipo de vídeo alguns até acordam e mudam a opinião, por isso recomendo para todos, para conhecimento.
@@juaoabreu algo que me chamou atenção tbm foi o fato de muitos negros na prisão os olharem da mesma forma que os brancos, mas acredito que a maioria fez isso por causa da forma como ficaram sabendo do caso por meio da imprensa branca.
Essa série é MARAVILHOSA, pois retrata a realidade de um sociedade totalmente racista e preconceituosa, nos faz refletir que nem tudo que sai na mídia é verdade...vale muito a pena assistir !!!!!!!!!!!!!! É forte e impactante!!!!!!!!
Eu compartilho do mesmo sentimento de angústia que você sentiu durante a série! É uma mistura de indignação que eu custei a digerir, logo depois fui assistir ao especial com a Oprah (que já tem legenda em português, sim.) fiquei ainda mais comovida com a história. É muito importante destacar a sensibilidade com que a história foi relatada na série, a diretora na entrevista com a Oprah, fala sobre o trabalho cuidadoso que ela teve com a preparação do elenco e para nós ficou muito claro tudo o que ela quis passar! Vale a pena assistir principalmente para abrir essa ponte de diálogo sobre um assunto que diz tanto sobre nós como sociedade! Obrigada por compartilhar suas impressões, Gabi! ♥️
Quem vê a Gaby, descrevendo as sensações, pode até achar exagero. Mas é exatamente essa percepção sobre Quando eles nos veem. Um misto de sentimentos, que te provocam, e te tiram da sua realidade. Impossível assistir e não ser tocado! Excelente vídeo Gaby. 😍😘
Só uma correção: a "Linda" kkk não é promotora, é chefe de polícia, e uma péssima chefe de polícia. A promotora em si reconhece o erro que cometeu. Enquanto a "polícia" insiste no erro.
Eu, mulher branca assisti a série com uma agonia absurda. Chorei demais. Não consegui assistir a série em sequência. Demorei dias entre um episódio é outro. Imagino como deve ser difícil para a população negra assistir. É uma série excelente, nos leva a uma reflexão extremamente necessária, mas é realmente pesada.
Sofri muito também muito triste fiquei revoltada com as ações atrás do caso em procurar condenar pessoas pra satisfazer seus próprios egos e a mídia e não realmente procurar o verdadeiro estuprador
Gabi, Compartilho da mesma angústia. Sou professora de escola pública e trabalho na Baixada Fluminense. Durante o filme frequentemente vinham imagens dos rostinhos dos meus alunos do Ensino Fundamental na mente e tinha que interromper a transmissão da série algumas vezes porque parecia que não conseguia respirar. Eu senti muito medo. Tenho alguém próximo que foi preso acusado de envolvimento em um assalto. Foi torturado na delegacia da cidade a ponto de torcer pra transferência pra penitenciária sair logo. Foi solto depois de 8 meses e ainda está aguardando julgamento. Posso afirmar que a realidade do sistema judiciário e penitenciário no Brasil é bem pior do que foi retratado na série.
Quando eu iniciei olhando esta série, não imaginava que me sentiria tão impactada emocionalmente. Assisti até o fim e o último episódio (que fala mais sobre o que aconteceu com Korey Wise) acabou comigo😭. Eu senti raiva além de ter chorado muito, indignação. Comecei a imaginar que tudo isso que aconteceu com eles poderia ter acontecido com qualquer um de nós, senti como se eles fossem sangue do meu sangue e eu tivesse sofrendo o mesmo que eles sofreram embora jamais saberei na pele o que cada um passou. Foi muito forte mas, fiquei grata de ter assistido! 🖤♥️
Eu sei exatamente do que você tá falando. Quando terminou, eu me descrevi como "destruída" para os amigos, e fiquei sinceramente dividida entre dizer pra alguém assistir ou não. Depois do um tempo, consegui avaliar com mais frieza a alta qualidade da produção e concluí que ela merece ser assistida por todo mundo. Eu fico feliz por ter assistido, e ninguém que conheço se arrependeu de ter visto. É um material que realmente te destrói, mas é uma experiência inesquecível.
Eu vi a série num sábado, no domingo eu não consegui levantar da cama de tanta dor de cabeça e no corpo. Ao longo da semana eu fiquei gripada. A série é impecável quanto cinema, Eva é uma gênia e os atores atuam de forma emocionante, mas eu me arrependi de assistir. Eu não estava preparada!
Socorro, assistindo mega rápido com medo desse vídeo ser removido novamente. Acho que todos deveriam ver essa série, ela é um misto absurdo de sentimentos (ruins) ainda mais pra um NEGRO, assistir parece um soco no estômago. Impossível não ficar completamente decepcionada/triste. E gosto de relevar que um dos personagens tinha sonho de ser um policial (e ai eu chorei muito, porque era o mesmo sonho que eu tinha). O final é de arrepiar, cada parte dessa série é definitivamente importante.
Quando eu terminei o primeiro episódio eu tive que parar e respirar bem fundo, me acalmar, parar de chorar, pra só depois continuar assistindo. História forte, revoltante e muito triste. Vê a situação dos 5 hoje e perceber o quanto isso afetou eles e prejudicaram de uma forma que não tem como consertar é de cortar o coração.
A entrevista da Oprah com eles mesmo que rápida (achei rápida), foi extremamente intensa. Fiquei mais mexida com o que eles falaram e o que isso causou na vida deles, do que com o seriado em si. Ótimas recomendações. Mas assisti os 4 episódios sofrendo e extremamente enjoada. Foram intensos, mas realmente para mim, a entrevista com a Oprah foi mais profunda.
Meu coração ficou em pedacinhos 💔 na parte do korey foi a mais difícil pra mim...eu tive a impressão que ele iria enlouquecer,o sentimento de injustiça,raiva e tristeza era enorme.Toda hora eu pausava a série pra pegar fôlego.
No primeiro episódio eu chorei, no 2° eu fiquei com uma esperança enorme que depois foi arrancada com brutalidade, no 3° eu fiquei indignada com as consequências do que aconteceu, mas no 4° ep eu chorei durante 1h28 sem parar, meu namorado que também estava chorando não conseguiu me acalmar, eu passei mal e minha pressão caiu. Li que a Linda continua alegando que todos são culpados sim e que foi um erro deixa-los soltos.
"Vim do futuro" dizer que um professor do Colégio Militar de Brasília foi demitido por abordar em aula a diferença de tratamento que a polícia dá a manifestantes brancos e pretos.
Eu queria muito ver, mas certeza que não vou. Desde o trailer eu já me senti mal. Não dá. Mas torço muito pra ela chegar bem longe, pq sem palavras... Obrigada, Gabi! ♥️
Vi quatro vídeos da Carol e chorei em todos. Comecei esse vídeo e fui maratonar a série, chorei mais ainda. Só queria deixar uma fala. Meu pai é eletricista de carro, tem uma oficina desde sempre. Estou com 27 anos, quando entrei na adolescência meu pai tinha contratado um ajudante maravilhoso, adoro ele. Em uma conversa com meu pai ele disse que o ajudante dele havia sido preso, pagou a pena e estava no semi-aberto, explicou pq ele tinha sido preso e tudo mais... Pra mim tudo tranquilo, achei meu pai mais incrível do que já achava por deu oportunidade para ele e ensinou a profissão, e não foi diferente, ele trabalhou anos com meu pai até abrir a própria oficina, ficamos muito felizes. Logo que ele saiu para abrir a oficina dele, meu pai contratou outro ex detento em semi-aberto para ensinar a profissão, eu com 16 anos no menor aprendiz, em um trabalho falei sobre isso e TODOS JULGARAM NÓS, JULGARAM OS AUXILIARES DO MEU PAI e perguntaram qual meu sobrenome pra nunca ir lá pra não ter que "lidar com ele". É absurdo como as pessoas são julgadas (negras e/ou sem condições financeiras).
absurdo. nós precisamos levar a discussão dos ex-detentos no mercado de trabalho. após cumprir a pena, eles são libertos e precisam de trabalhos como qualquer outro.
Chorei litros foi tenso foi tristeza do início ao fim, só queria saber o final se eles iriam ser inocentados de uma vez por todas. Muita dor muita humilhação esses 5 sofreram, Corey senti tua dor só assistindo o 4 ep. Recomendo sim a série.
Na parte do interrogatório, eu só chorava, eu assisti os 4 episódios direto não consegui parar. E tbm fiquei esperançosa na hora do julgamento principalmente no Korey, quando ele disse inocente nas primeiras acusações eu comemorei e realmente achei que ele não seria condenado. Eu precisei tomar remédios para dormir durante 3 dias seguidos pq eu só chorei.
Angustiado é a forma física que eu tornei e estou em choque até então... Inevitável não chorar... Interpretação perfeita de cada um, direção, sem palavras... Te entendo quando você fala que nem todos tem obrigação de assistir a série... Muito tormento mesmo...
Gabi confesso que pulei para o 4° episódio e depois retornei. O 1° episódio acabou comigo como ser humano e olha que sou fria . Que dor de vdd, já tem 1 mês que vi e estou até hj impactada, pq vivemos isso intensamente até hj .
Só vi dois episódios da série. Eu te digo que ao fim do segundo episódio eu tive uma crise de choro. Eu tava me sentindo obrigada a assistir, porque muitas pessoas me indicaram sabe? É muito pesado e sinto que não vou terminar, pelo menos não agora, pois eu não estou com estômago para ver tanta injustiça exposta e saber que isso acontece na real... Essa série é de uma importância ímpar, sem dúvidas. Mas vou assistir quando me sentir mais forte para isso.
Nai, assisti tudo numa tacada só. Meu esposo e eu em pleno domingo a tarde. Foi um choque absurdo dentro de mim. Chorei horrores! Só de lembrar tudo o que eu vi me dá agonia, pensar que pessoas inocentes sofreram tanto simplesmente pela cor de sua pele. É intragável.
Linda! Eu tive a mesma sensação de desespero! Mas recomendo dar uma pausa pra uma água, uma voltinha na casa pra voltar a ver. Realmente tem muitos gatilhos! Entendo que algumas pessoas não deveriam assistir.
tem um "programa" na Netflix que chama a Ava e os garotos, hj homens, que passaram por isso na vida real, apresentado pela Opra Winfrey. O Korey me cortou o coração, é visível o quanto ele foi afetado psicologicamente por tudo que ele viveu na prisão adulta.. Foi dolorido demais de ver esse programa.. e a série também. Concordo com a Gabi, é uma série muito bem feita, sem palavras pra qualidade, mas nem todo mundo deveria ver.
Eu sinceramente acho que essa série deveria ser discussão de pessoas brancas, e não nossa. Pq infelizmente já é a nossa realidade e o sofrimento que a gente conhece.
Alguém uma vez me perguntou pour que o negro norte americano é superior os os outros negros? Eu disse não sei - o cara me respondeu " o negro só sofre racismo Quando ele é pobre ". Ai percebi nessa sociedade se o negro querer existir terá que ter poder ou seja dinheiro . Investir na política tem que ter mais pessoas negras dentro da política.
Entao o que vc acha é uma burrice, primeiro que vc ja mostra racismo separando as pessoas por cor, esse assunto deve ser discussão para todos independente da cor da pele
É inevitável assistir e pensar nos amigos, familiares e outros conhecidos negros. Foi muito pesado assistir e ver que sou parte de toda essa construção também, mas é sempre necessário. A sensação de impotência foi constante, chorei de raiva/tristeza em muitos momentos! Sempre que tenho a oportunidade, indico para outras pessoas brancas. Me desculpa se eu estiver errada, mas ao meu ver, é mais ""importante""/obrigatório para nós, para levarmos esse tapa na cara e reconhecer que o sistema é realmente assim e perdura há séculos e precisamos fazer a nossa parte sim, temos esse dever sim. A população negra já passa por tantos perrengues, por tantas injustiças raciais que, apesar de a produção ser ótima, não deve ser imposta a quem não tem estômago mais. Amei o seu vídeo, foram quase 33 minutos só falando mentalmente "simmm, cara, é isso" kkk ❤️ (e também amei o fato de focarem na vida particular das famílias, não apenas no crime e condenações. É importante reconhecer os diferentes contextos). Força Gabi e obrigada!
Acabei de assistir a série e entrevista, eu ainda estou digerindo! Amei tudo, imagens, ângulos, interpretação, expressão facial, roteiro, os detalhes, cada movimento. Me senti completamente convidada e imersa. Na segunda parte eu pensei em não continuar assistindo, senti muito angustia, chorei, senti raiva... Com toda injustiça ! Fui até o final. Os atores merecem um reconhecimento histórico 🏆🏆🏆🏆🏆.
Gabi eu assisti e chorei tanto, que achei que ia desidratar, fiquei com o estômago revirado, e com um misto de raiva, angustiada, dor. Meu corpo inteiro tremia, enfim foi horrível. Achei que não conseguiria vê até o fim, mas consegui e acho que valeu muito a pena. E hoje eu assisti a entrevista da Oprah, agora já está com legenda em português, e chorei muito de novo ao vê o que a prisão fez com aqueles garotos. Concordo com vc a série amenizou muita coisa.
Ontem fui dormir as 02 Am assistindo essa série com a minha mãe! Eu nunca tinha ouvido falar desse caso, e como você, aguardei com fortes ganas de que haveria um julgamento justo e que o final seria feliz. Fiquei horrorizada com toda dinâmica da acusação, os pais sendo coagidos e as crianças expostas a tamanha violência. O cenário em minha casa foi: Minha mãe (Mulher negra, mãe solteira, doméstica, que perdeu seu único filho ,homem negro, aos 33 anos com 09 tiros, sendo 02 na cabeça!) chorando no sofá ao lado e eu orando pra que o mau não prevalecesse e que o racismo fosse apenas temporal, haja vista, a vida de 05 crianças estarem em jogo por tamanha irresponsabilidade e pré julgamento equívoco e nocivo que traria danos irremediáveis. Como você, assisti atônita a tudo, não consegui chorar, mas a sensação de ódio e desespero tomaram conta de mim. Me via ali, como um dos garotos! Afinal, qualquer semelhança não é mera coincidência. Sinceramente ,perder a vida por uma grande exibição policial foi muito perturbador pra mim. "Monstros", "bichos", "estupradores", "urradas"...pareceu pesado demais. Por incontáveis vezes sentimos vontade de parar de assistir! Como dizia minha mãe: "Estou cansada de filmes de preto que me deixam pra baixo", porque se trata de gente como a gente. Me senti muito impotente. Fiquei profundamente comovida com essa série, e o pior é saber que TUDO isso se repete e se repete e se repete. Eu assisti a série porque vi a sua crítica aqui no canal. Amei seu penteado! bjão
Gabi acho que foi muito importante vc pontuar quem ñ tem estrutura para ñ assistir acho que sou uma delas já estou com minha respiração ofegante só em ouvir vc comentar Jesus que tristeza
Assisti esse final de semana! Não consigo parar de pensar em tudo o que vi. Realmente, a série é densa. E o que mais me doía a cada episódio era saber que tudo aquilo havia acontecido de verdade. 😕😢
Eu tbm não conhecia o caso, e no início do julgamento tbm fiquei cheia de esperança de q eles não fossem condenados. Chorei em todos os episódios. Senti raiva, nojo, angústia e outras emoções q não sei nem explicar
Assisti a série por causa desse vídeo. É de todo revoltante e desumano. É impossível assistir e não se sentir parte da história. 😭😭😭😭 Óptima explanação... ganhou mais uma seguidora.
Gabi! Eu não vi a série, mas com a sua informação, percebi que não tenho condições psicológicas para ver. Por conta do racismo, eu desafiei muitos lugares e locais para conseguir vencer este medo que tinha, por ser negra é claro que se algo acontecer, como por exemplo soa o alarme de uma loja, eu já voltei voluntariamente em um caixa ou até mesmo para um segurança para evitar dores de cabeça. Então, só de ouvir você falar da série já me lembro do que passei, fico pensando nos personagens. Enquanto eu lhe escrevo, meus olhos estão nebulosos. Mas futuramente quero assisti-lo, pois o desafio em relação aos medos e angústia são importantes. A gente tem pensar que é maior do que esse medo, do que esse olhar de julgamento. Obrigada Gabi, valeu pela resenha. Ah! Gostaria que você falasse um pouco sobre o seu ponto de vista em relação a série "The Handmaid's Tale", se é que você tem tempo para assistir!😄. Um imenso abraço!
Me senti igual você, parecia que eu estava sendo julgada junto com eles. A série é incrivel, muito bem estruturada. Parabéns pelo seu video, tu trouxe as discussões mais importantes que foram abordadas na série e principalmente falou sobre o racismo, que é o ponto principal.
Gabi, que vídeo incrivel e necessário. Eu, como mulher branca e periférica, vi nessa série a história de diversos amigos negros que conviveram toda a adolescência com a preocupação de suas mães que viviam alertando-os e dizendo coisas como ''andem com a identidade'' ''não saiam na rua sozinhos depois das 18h''. Demorei muito tempo para entender o motivo dessa preocupação tão intensa, e quando entendi, comecei a - mesmo do meu lugar de privilégio - pesquisar, e me atentar sobre o racismo presente em nosso sistema de ''justiça''. Ví alguns vídeos sobre a série, em que as pessoas não mencionavam a palavra RACISMO, como se fosse um acaso o que ocorreu com essas crianças. Por isso, é muito importante ouvir o ponto de vista de pessoas negras sobre o caso, pois como você disse, por mais indignados que nós - pessoas não negras - fiquemos, esse medo constante não é algo tão presente em nossa vida. Desejo que seu trabalho se prolongue e ganhe cada vez mais visibilidade, é engrandecedor ouvi-la. Obrigada pelo vídeo.
Eu pesquisei sobre a história deles depois de ter visto o trailer da série. Eu não irei ver a série, porque um dos meus maiores medos é ser presa injustamente. Adorei o seu vídeo, muito importante. Assim como a série!
Muito interessante! É bom saber que nós estamos conseguindo expor o tão prejudicial é o Racismo e mostrar o mundo que existimos e somos capazes como em Pantera Negra!
Doeu, chorei, mas foi super necessária a série (informativa, excelentes atuações, etc). Realmente pode desencadear emoções muito fortes, gente ansiosa/depressiva sem tratamento é capaz de não aguentar algumas cenas. E, infelizmente, o racismo estrutural segue fazendo vítimas lá e aqui.
Gabi, os seus comentários foram muito pertinentes! Angustiante é a palavra exata! Eu tive as mesmas sensações que você teve. E, realmente, ao assistir a entrevista na Oprah é palpável perceber que a série não teria tempo para retratar todos os outros detalhes de sofrimento que eles passaram, principalmente o Korey que ficou visivelmente transformado após esta experiência.
Oi Gabi, realmente a série nos dá uma sensação de impotência...assisti com o meu marido (branco), e pude observar as reações dele diante de cada ato nos quais eu me sentia ferida, ele reafirmou em diferentes momentos o que muitas vezes tentamos não enxergar, enquanto eu que não conhecia a história anteriormente ficava com a esperança de absolvição, ele enxergava o passo seguinte por ver realmente a realidade sem o romantismo que muitas vezes colocamos.Digo que não foi o acaso que livrou cada um deles, foi Deus mostrando a olhos nus que temos que saber que individualmente Ele reconhece cada um de nós, e por vezes mesmo que pareça que estamos esquecidos, existe a possibilidade de mudanças.
Terminei a série...e fiquei destruído! Concordo com o que você falou e agradeço pelas indicações de livros. Em tempos de apocalipse 2019... A defesa é estudar.
Não há palavras que possam expressar as emoções que senti assistindo essa série. A impecável atuação dos atores nos faz sentir a agonia de querer a todo momento mudar aquilo, pelo menos eu me vi em alguns momentos querendo mudar aquela história . Eu confesso que pude sentir o que realmente é sofrer racismo pela primeira vez.
Gabi, eu assisti a série há algumas semanas e todos episódios de uma vez, por ser ansiosa eu estava esperançosa de ver um "final feliz" no último episódio e, quando a série acabou, eu me senti destruída, impotente e revoltada. Também acho que certas pessoas não deveriam assistir, se eu tivesse aguardado e assistido seu vídeo antes da série, o meu psicológico não estaria desestruturado como agora. Tenho diagnóstico de transtorno de depressão e ansiedade, e, realmente a série foi um gatilho que desencadeou uma série de sentimentos negativos, ressaltou alguns medos, despertou outros e me trouxe algumas lembranças que seriam melhor não serem lembradas. A série, as atuações, o projeto ... é maravilhoso, essa mulher é incrível e eu vou buscar por mais trabalhos dela. Mas seu vídeo é de extrema importância, não só para compartilhar opinião, mas pra servir de alerta ... desde que assisti a série, não durmo direito por conta de inúmeros pesadelos (não que antes eu dormisse, mas piorou), já fui ao médico achando que tinha me machucado pq estou com uma falta de ar que não passa, um dor no peito insuportável e minha ansiedade está se alimentando disso! Ainda não terminei de assistir seu vídeo, mas assim que acabar, vou compartilhar e, espero de verdade, que muita gente veja isso antes de resolver assistir a série. Obrigada pelo seu trabalho❤
É perturbador o episódio que focou no Corey. Embora TODOS tenham sofrido uma injustiça, ele foi somente acompanhar o amigo, em consideração a mãe do Yusef e ficou lá 14 anos sofrendo literalmente o pão que o Diabo amassou. Eu pensei que ele perderia toda a sanidade ou que iria morrer a qualquer momento naquele lugar. É mto triste.
Na vida real, pelas entrevistas que vi acho que tudo que aconteceu mecheu realmente com a sanidade dele 😥
@@dayrs8225 Ai meu Deus, sério? Eu não cheguei a assistir nenhuma entrevista. Se isso aconteceu mesmo é mais lamentável ainda 😔
@@Elisaaaa1010 tem na netflix a entrevista deles na Oprah, chorei e não foi pouco em ver as sequelas que tudo isso deixou na vida de todos eles
@@dayrs8225 😢😢😢
@@dayrs8225 como chama o documentário com a Oprah ?
Meu maior choque com essa série, foi tomar conhecimento da participação de Donald Trump no grande "circo midiatico" que foi levantado, para apontar os garotos como monstros, e fazer uma grande apologia a pena de morte, sem nem ao menos saber a verdade. Pior de tudo é pensar que esse mesmo homem 28 anos depois se tornou presidente dos Estados Unidos 😣. LAMENTÁVEL
YAIZEI se parar para pensar todos nós somos Donald trump só que em dimensões diferentes
Será mesmo Vitor? Não me inclua nisso não, não me comparo a um ser como Trump. O cara é desumano, e tentou roubar a dignidade daqueles jovens, e a troco de?...
@@vitorsouza8516 que?
Pior é que recentemente ele foi indagado sobre o que achava do caso e, mesmo após os meninos serem inocentados, ele continua achando que eles são culpados. Não admite que errou nem tem coragem de pedir desculpas.
@@Elisaaaa1010 Racista como aquele homem é, isso não me surpreende! Infelizmente ainda haja quem concorde com ele.
Acho que a pior parte da série, falando de apoio familiar é quando o pai do Antron faz ele confessar. É o ápice do abandono.
A gente fala muito de aborto paternal né, e eu como filha de mãe solo sofri muito naquela cena.
Tanto que em entrevista, o Antron fala que nunca perdoou o pai, e é muito amargurado por isso.
Julia Santos nesse momento eu me coloquei no lugar do pai, ele tbm foi coagido pela polícia, já não era réu primário, ao meu ver ele imaginou que se o filho confessa-se pudesse ter a pena diminuída. O fato dele ter abandonado a família foi a forma dele expressar os sentimentos dele, infelizmente algumas pessoas se isolam, se afastam acreditando que o problema irá diminuir. Nas cenas que mostram a relação dele como pai, antes do crime, mostra o quanto ele era um pai presente, protetor, mas infelizmente não soube como agir nessa situação. Enfim, fiquei extremamente chateada por saber que o filho não conseguiu perdoar o pai, me coloquei no papel no pai e fiquei imaginando o quanto ele não deve ter sofrido com tudo aquilo e sabendo que se ele tentasse tomar a frente do caso do filho, seria mais um homem negro silenciado, pelo passado dele e ainda poderia até prejudicar mais a situação do filho.
@@adrielicristinasantos4867 Ah, cara. Eu não aceito isso.
Ele errou, entregou o filho menor nas mãos de uma política racista, sem advogado, sem nada.
E ele ter abandonado a família: nada novo.
@@adrielicristinasantos4867 incrivel vc criar essa empatia. Não vi qlqr sentido dele fazer o filho confessar algo que não fez ainda mais pq o menino era visivelmente virgem. Pelo proprio passado dele que ele devia ter feito a coisa certa pelo bem do filho e não ser um idiota e egoista como foi. Afinal ele só soube ser um bom pai qnd as coisas estavam bem mas não quando a familia precisava dele.
Pra mim não justifica ele ter abandonado a família e ter feito o filho confessar ele só pensou nele
@@adrielicristinasantos4867 Quando eu assisti tive a mesma impressão que você. Pela série parece que o pai não soube expressar bem os sentimentos mas na real, só o Antron sabe mesmo. E ele perdeu uma infância livre por isso.
Oi Gabi, pelo o que eu li o Korey tem dificuldade de aprendizado e alguma deficiência auditiva, por isso ele não se saía bem na escola e matava aulas, atitudes estas que foram usadas contra ele pra reforçar o esteriótipo de marginal que ficava nas ruas "wilding". A série escancara o preconceito estrutural e mostra que a palavra de um negro não tem valor, se não existir outra pessoa para assumir uma culpa a nós atribuída,ela será nossa sempre.
Jeniffer Moura foi essa impressão que tive, e ele tinha uma irmã trans, eu entendi que ele sofria bullying por conta disso tb. Muito triste
@@PalomaSantos-np4xy verdade,mais um agravante.
Jeniffer, você poderia compartilhar onde você leu sobre essa dificuldade e deficiencia do Korey?
A mãe dele era traficante de drogas. Fala na série. Por isso ele não quis dizer o pq ele era ameaçado.
Eu me lembro dele ter faltado pq estava sofrendo ameaças na escola. Ele tinha uma irmã trans que ele amava mto e quando ela foi assassinada (provavelmente por homofobia) eu tbm chorei demais.
Produções como essa sempre me deixam dividido entre: assistir pra apoiar o trabalho das pessoas negras envolvidas x não assistir pra não ativar nenhum gatilho emocional.
Esse é o meu conflito no momento!
Se pensar assim vc nem vive...vivemos em um mundo cruel na qual gatilhos são acionados o tempo todo
@@thiannamoraes4458 muitos gatilhos rss, a vida se torna cruel, mas seguimos resistindo...
Se ativa o gatilho, não sei! mas que nos deixa profundamente angustiados, aaaa isso deixa!
Não vou assistir pelo mesmo motivo. Os gatilhos..
Pior que ver a série é ver a entrevista deles para oprah e sentir a destruição que todos herdaram, mas ainda pior é ver que o Antron nunca se recuperou e continua aprisionado na tristeza do que eles passaram....a dor dele é palpável 😓😓
Aonde vc conseguiu ver, tem legenda?
O que mais me marcou foi quando mostrou a vida deles atual, eu chorei demais e estou chorando agora. Eles foram destruídos.
@@lorranyhilario8724 tá na Netflix e sim tá com legenda em português
@@ritat.2124 simmm eles estão mesmo. Isso é a herança que a opressão deixa na vida das pessoas e o mundo olha e acha que se foram inocentados e indenizados td se resolve 😒
Estava conversando sobre isso, p mim o pior é a entrevista, qdo oprah começa conversar com os 5, eu só queria atravessar a tela e abraçar cada um. A série acabou comigo e a entrevista me detonou.
Affff arrepiando aqui em vários momentos do vídeo 😢 vou assistir a série tb
Pois assista, pq a Gabi descreveu exatamente o sentimento que o filme passa, de solidão, injustiça, esperança, medo, a sensação de estar no lugar dos meninos no julgamento é realmente palpável.....
_Surpreende pensar que a série ainda amenizou a história real daqueles meninos...tenso!!_
Na entrevista com a Oprah eu realmente me emocionei muito, fiquei angustiada com o Antron, ele parece precisar muito de ajuda psicológica, ele tbm tem uma mágoa mto grande com o pai e ver que a esposa dele pediu pra ele tentar procurar ajuda psicológica e ele nem querer tentar me doeu muito, e como se ele achasse que nada ia adiantar. Eu realmente me assustei comigo mesma pq ate eu que nunca tive pensamentos suicidas (e jurei que nunca irira ter) pensei nisso caso a história fosse comigo, eu admiro muito o fato deles continuarem tendo forças pra viver (principalmente nos EUA).
Essa série mexeu comigo de uma forma que até eu tô assustada
A mim também, eu não consigo não chorar ao pensar nisso, eu assisti essa entrevista com a Oprah e a cada testemunho eu chorava de soluçar mesmo, eu sempre recomendo pras pessoas que eu conheço, pq eu acredito que todos nós devemos ter conhecimento do que aconteceu e que ainda acontece, que essa ainda é uma luta atual, que devemos lutar contra esse sistema racista
A Oprah fez uma entrevista com eles e carinhosamente mudou o nome para "Os Exonerados do Central Park".
Inclusive é bom enfatizar que a excelente atuação, vem muito do trabalho antropológico, de laboratório mesmo que os atores fizeram.
Que pena que é em inglês e não tem legada em português
@@alicesantos7228 Vê direitinho, tenta configurar. Acho que já está disponível sim.
Eu assisti com legenda em português.
@@alicesantos7228 , tem sim legenda em português.
os 4 que foram liberados ficaram de 6 a 7 anos na cadeia. Já, Korey Wise ficou 13 anos e era para estar até hoje se o verdadeiro estuprador não tivesse aparecido.
Só isso
Lógico que não eles foram presos com 14,15,16 anos e saíram com aparecia de 30 segundo essa lógica era pra eles terem saído da cadeia com 21 ou 22 anos o que não aconteceu aconteceu
@@athila1530 não é "por essa lógica", são os fatos. A própria série no final diz que eles ficarem encarcerados entre 6 e 14 anos. O que ficou menos tempo ficou 6 anos e o Korey que ficou mais ficou 13/14 anos. A série que escolheu atores que pareciam ter mais idade mas isso não quer dizer nada. O que compriu mais tempo e saiu com 29/30 anos que foi o Korey, eles decidiram manter o mesmo ator que tem 22 anos. O ator do Raymond jovem hoje, tem 24 anos e o ator que fez ele mais velho, em liberdade tem 25 anos, vai fazer 26 mês que vem. Parece que tem bem mais diferença que isso né? Aparentar uma idade é algo relativo, aparências enganam.
Amiga eu estou morando aqui em NEw York e Eu não consegui ir ao Central Park na semana que assisti, e um dos personagens parece com o meu sobrinho... nossa eu chorei até passar mal! E lembrei do seu podcast sobre raiva, porque foi o que senti! O vídeo ficou top .. obrigada por compartilhar, estava mesmo faltando uma olhar negro diante da série!
midia
midia
Algo que precisa ser reforçado constantemente é a necessidade que temos de conhecer os nossos direitos, a despeito do que o sistema faça contra nós, mas isso muito me chamou atenção pq era nítido o desconhecimento de todos os familiares dos garotos. E nessa linha está o quão importante é ter uma boa educação escolar. Que passa por ações afirmativas, por manifestações e reivindicações por melhorias no EB, por uma conscientização que não somos porcos p vivermos de restos.
Exatamente o que pensei. Conhecimento é poder!
@@JessicaCristina-et6bh pois é, mas como todos aqueles pais não tinham alta escolaridade, foi fácil o sistema impor o seu jogo. Nas favelas e periferias brasileiras é assim, famílias com baixa escolaridade, analfabetos, sendo joguetes nas mãos deste sistema perverso. Se detendo a informação e o conhecimento mts vezes é difícil fugir do sistema, imagina sem. Reforço o quão importante para a comunidade preta não desistir desta máxima relembrada por vc, conhecimento é poder.
Eu comecei a ver, mas preferi não terminar! Estava ficando agoniada, tenho filho e fico meio desesperada.
Exatamente o que eu senti, pela mesma razão! Senti a impotência que as mães sentiam! 😭
Eu também
mentira, não continuou porque a série é chatissima.
@@wemesonmendes684 Sempre tem um escroto! 🤷♀️
É bem pesado, estou assistindo aos poucos... bem complicado 😭
Gabi, sou estudante de direito, e o personagem da Linda reflete a GRANDE MAIORIA dos Promotores brasileiros: altamente punitivista, racista, que desumanizam os corpos negros a termos como: meliante, malandrozinho; tratando corpos negros como Coisa. Inclusive essa Linda é igual uma professora que tive( Branca/Loira). Essa personagem reflete COMPLETAMENTE os promotores penais do Ministério Público Brasileiro. Assistam o filme: O JUIZO, tem aqui no youtube. (É o Encarceramento negro brasileiro nú e cru)
Ótima dica vou vê sim 😍
Vish
Vish
Obrigada pela dica Felix. Assisti o podcast "Segurança dos Direitos " com um delegado e ele bate muito nisso. Irei assistir o filme que recomendou. Abraços
Essa Linda mesmo dps disso falou que a netflix mentiu sobre o caso, que não foi bem assim
A entrevista da Oprah me emocionou muito mais que a série, porque a série dói muito de ver é visceral. Eu só consegui botar pra fora vendo a entrevista, eu fiquei engasgado durante os episódios.
Eu chorei na parte que a(o) irmã(o) do Corey morreu assassinato por ser trans
Ela poderia ter falado sobre esse assunto,que vejo que não está sendo muito discutido por ninguém até agora que já acabou a mini série,pois o racismo além de ser bem presente,ainda temos a transfobia,pois como você disse a irmã do corey é uma mulher trans,e ela foi assasinada apenas por ser ela mesma,algo que é muito recorrente aqui no brasil,que é o pais que mais mata trans do mundo.
Não precisa colocar o O já que ela se indentificava como uma mulher trans. Mas a parte mais triste sobre ela é ver a mae chamando ela pelo nome Marci só depois da morte da filha.
yakult 000 vdd e devemos lembrar q a mini série se trata de 1989 até 2002 onde o assunto trans era menos falado ainda
@@imanangel6187 e vale ressaltar que ela não era apenas uma mulher trans, era uma mulher trans PRETA - o que é ainda mais visto como ruim para a sociedade intolerante.
Eu quase não tive estômago pra terminar o primeiro episódio, me veio uma ânsia de vômito de repulsa e angústia. É muito intenso, o episódio que foca em Korey então fiquei muito emocionada.
Eu tbm, não tive estrutura pra dar continuidade na série, é impactante :(
Eu conheço a história dos adolescentes porque li em inglês, é muito dura e difícil, nesse momento eu não vou assistir porquê estou vulnerável e comparando a situação do Brasil e EUA é similar, vou aguardar um tempo .
Os EUA estão há anos luz do Brasil em relação tanto ao racismo quanto ao avanço dos negros, o mundo é racista infelizmente, nos EUA não é diferente mas houve um progresso muito maior que o Brasil pois o racismo é declarado, eu não acredito que o Brasil um dia irá chegar ao mesmo patamar que os americanos, talvez meus netos vejam mas acho muito difícil!
Luciana Santos caguei
@@9090-p2s G R A T U I T O
Não assista esse lixo
Senti o mesmo que você , uma angústia sem fim . Assisti o primeiro episódio tive que respirar fundo , me estabilizar e somente dias depois vi o restante e terminei com a entrevista de Oprah que me deixou ainda mais arrasada.
Série necessária demais !
Eu chorei a série toda. Quando o assunto foi abordado em Dear White People com um dos personagens eu também chorei, sempre foi um medo que me perseguiu muito, e com Olhos que Condenam não foi diferente, por isso tanto lágrima. Triste, na época e até hoje. É chocante e frustrante mas é bom ser falado, muitos brancos realmente acham que já foi, que não existe, e através desse tipo de vídeo alguns até acordam e mudam a opinião, por isso recomendo para todos, para conhecimento.
tb chorei a série inteira! Continuei mal no dia seguinte...
Chorei a série inteira
Chorei muito na entrevista com a Oprah, ao ver o Antrhon e como estava o Korey, com marcas físicas e emocionais que nunca irão cicatrizar.
@@Thiag0VMA Sim!!! Muito forte, né? Jamais vão se cicatrizar e deram dinheiro pra eles como desculpa como se fosse mudar algo :( é muito triste.
@@juaoabreu algo que me chamou atenção tbm foi o fato de muitos negros na prisão os olharem da mesma forma que os brancos, mas acredito que a maioria fez isso por causa da forma como ficaram sabendo do caso por meio da imprensa branca.
Essa série é MARAVILHOSA, pois retrata a realidade de um sociedade totalmente racista e preconceituosa, nos faz refletir que nem tudo que sai na mídia é verdade...vale muito a pena assistir !!!!!!!!!!!!!! É forte e impactante!!!!!!!!
Também fiquei incomodada/perdida com o fato de não mostraram o tempo de condenação e as idades deles depois de soltos.
Eu compartilho do mesmo sentimento de angústia que você sentiu durante a série! É uma mistura de indignação que eu custei a digerir, logo depois fui assistir ao especial com a Oprah (que já tem legenda em português, sim.) fiquei ainda mais comovida com a história. É muito importante destacar a sensibilidade com que a história foi relatada na série, a diretora na entrevista com a Oprah, fala sobre o trabalho cuidadoso que ela teve com a preparação do elenco e para nós ficou muito claro tudo o que ela quis passar! Vale a pena assistir principalmente para abrir essa ponte de diálogo sobre um assunto que diz tanto sobre nós como sociedade! Obrigada por compartilhar suas impressões, Gabi! ♥️
"Quando eles nos olham nada disso importa" ... extremamente!
Quem vê a Gaby, descrevendo as sensações, pode até achar exagero. Mas é exatamente essa percepção sobre Quando eles nos veem. Um misto de sentimentos, que te provocam, e te tiram da sua realidade. Impossível assistir e não ser tocado! Excelente vídeo Gaby. 😍😘
Só uma correção: a "Linda" kkk não é promotora, é chefe de polícia, e uma péssima chefe de polícia. A promotora em si reconhece o erro que cometeu. Enquanto a "polícia" insiste no erro.
Eu, mulher branca assisti a série com uma agonia absurda.
Chorei demais. Não consegui assistir a série em sequência. Demorei dias entre um episódio é outro. Imagino como deve ser difícil para a população negra assistir. É uma série excelente, nos leva a uma reflexão extremamente necessária, mas é realmente pesada.
Sofri muito também muito triste fiquei revoltada com as ações atrás do caso em procurar condenar pessoas pra satisfazer seus próprios egos e a mídia e não realmente procurar o verdadeiro estuprador
Aconteceu o mesmo comigo !
Gabi,
Compartilho da mesma angústia.
Sou professora de escola pública e trabalho na Baixada Fluminense. Durante o filme frequentemente vinham imagens dos rostinhos dos meus alunos do Ensino Fundamental na mente e tinha que interromper a transmissão da série algumas vezes porque parecia que não conseguia respirar. Eu senti muito medo.
Tenho alguém próximo que foi preso acusado de envolvimento em um assalto. Foi torturado na delegacia da cidade a ponto de torcer pra transferência pra penitenciária sair logo. Foi solto depois de 8 meses e ainda está aguardando julgamento. Posso afirmar que a realidade do sistema judiciário e penitenciário no Brasil é bem pior do que foi retratado na série.
Quando eu iniciei olhando esta série, não imaginava que me sentiria tão impactada emocionalmente. Assisti até o fim e o último episódio (que fala mais sobre o que aconteceu com Korey Wise) acabou comigo😭. Eu senti raiva além de ter chorado muito, indignação. Comecei a imaginar que tudo isso que aconteceu com eles poderia ter acontecido com qualquer um de nós, senti como se eles fossem sangue do meu sangue e eu tivesse sofrendo o mesmo que eles sofreram embora jamais saberei na pele o que cada um passou. Foi muito forte mas, fiquei grata de ter assistido! 🖤♥️
Eu sei exatamente do que você tá falando. Quando terminou, eu me descrevi como "destruída" para os amigos, e fiquei sinceramente dividida entre dizer pra alguém assistir ou não. Depois do um tempo, consegui avaliar com mais frieza a alta qualidade da produção e concluí que ela merece ser assistida por todo mundo. Eu fico feliz por ter assistido, e ninguém que conheço se arrependeu de ter visto. É um material que realmente te destrói, mas é uma experiência inesquecível.
Eu vi a série num sábado, no domingo eu não consegui levantar da cama de tanta dor de cabeça e no corpo. Ao longo da semana eu fiquei gripada. A série é impecável quanto cinema, Eva é uma gênia e os atores atuam de forma emocionante, mas eu me arrependi de assistir. Eu não estava preparada!
Socorro, assistindo mega rápido com medo desse vídeo ser removido novamente. Acho que todos deveriam ver essa série, ela é um misto absurdo de sentimentos (ruins) ainda mais pra um NEGRO, assistir parece um soco no estômago. Impossível não ficar completamente decepcionada/triste. E gosto de relevar que um dos personagens tinha sonho de ser um policial (e ai eu chorei muito, porque era o mesmo sonho que eu tinha). O final é de arrepiar, cada parte dessa série é definitivamente importante.
Michele Siqueira Albano comentário muito sensato. Concordo!
Quando eu terminei o primeiro episódio eu tive que parar e respirar bem fundo, me acalmar, parar de chorar, pra só depois continuar assistindo. História forte, revoltante e muito triste. Vê a situação dos 5 hoje e perceber o quanto isso afetou eles e prejudicaram de uma forma que não tem como consertar é de cortar o coração.
A entrevista da Oprah com eles mesmo que rápida (achei rápida), foi extremamente intensa. Fiquei mais mexida com o que eles falaram e o que isso causou na vida deles, do que com o seriado em si.
Ótimas recomendações.
Mas assisti os 4 episódios sofrendo e extremamente enjoada. Foram intensos, mas realmente para mim, a entrevista com a Oprah foi mais profunda.
Meu coração ficou em pedacinhos 💔 na parte do korey foi a mais difícil pra mim...eu tive a impressão que ele iria enlouquecer,o sentimento de injustiça,raiva e tristeza era enorme.Toda hora eu pausava a série pra pegar fôlego.
No primeiro episódio eu chorei, no 2° eu fiquei com uma esperança enorme que depois foi arrancada com brutalidade, no 3° eu fiquei indignada com as consequências do que aconteceu, mas no 4° ep eu chorei durante 1h28 sem parar, meu namorado que também estava chorando não conseguiu me acalmar, eu passei mal e minha pressão caiu.
Li que a Linda continua alegando que todos são culpados sim e que foi um erro deixa-los soltos.
Os atores dessa série são espetaculares. O Kevin adolescente acabou com meu coração. Chorei muito com ele.
Essa série deveria ser material de estudo no ensino médio
"Vim do futuro" dizer que um professor do Colégio Militar de Brasília foi demitido por abordar em aula a diferença de tratamento que a polícia dá a manifestantes brancos e pretos.
Nádira tem o link da notícia ou algo do
género para ver? chocada!
@@quirleiful "colégio militar"... o que esperar da escola em que o presidente racista do nosso país estudou...
Muito forte mesmo, eu fiquei angustiada do começo ao fim, mas devemos ver a realidade que tentam falar que não existe!
Eu queria muito ver, mas certeza que não vou. Desde o trailer eu já me senti mal. Não dá. Mas torço muito pra ela chegar bem longe, pq sem palavras... Obrigada, Gabi! ♥️
Vi quatro vídeos da Carol e chorei em todos. Comecei esse vídeo e fui maratonar a série, chorei mais ainda. Só queria deixar uma fala. Meu pai é eletricista de carro, tem uma oficina desde sempre. Estou com 27 anos, quando entrei na adolescência meu pai tinha contratado um ajudante maravilhoso, adoro ele. Em uma conversa com meu pai ele disse que o ajudante dele havia sido preso, pagou a pena e estava no semi-aberto, explicou pq ele tinha sido preso e tudo mais... Pra mim tudo tranquilo, achei meu pai mais incrível do que já achava por deu oportunidade para ele e ensinou a profissão, e não foi diferente, ele trabalhou anos com meu pai até abrir a própria oficina, ficamos muito felizes. Logo que ele saiu para abrir a oficina dele, meu pai contratou outro ex detento em semi-aberto para ensinar a profissão, eu com 16 anos no menor aprendiz, em um trabalho falei sobre isso e TODOS JULGARAM NÓS, JULGARAM OS AUXILIARES DO MEU PAI e perguntaram qual meu sobrenome pra nunca ir lá pra não ter que "lidar com ele". É absurdo como as pessoas são julgadas (negras e/ou sem condições financeiras).
absurdo. nós precisamos levar a discussão dos ex-detentos no mercado de trabalho. após cumprir a pena, eles são libertos e precisam de trabalhos como qualquer outro.
Chorei litros foi tenso foi tristeza do início ao fim, só queria saber o final se eles iriam ser inocentados de uma vez por todas. Muita dor muita humilhação esses 5 sofreram, Corey senti tua dor só assistindo o 4 ep.
Recomendo sim a série.
ava duvernay é perfeita, 0 defeitos nessa serie
Na parte do interrogatório, eu só chorava, eu assisti os 4 episódios direto não consegui parar. E tbm fiquei esperançosa na hora do julgamento principalmente no Korey, quando ele disse inocente nas primeiras acusações eu comemorei e realmente achei que ele não seria condenado. Eu precisei tomar remédios para dormir durante 3 dias seguidos pq eu só chorei.
Angustiado é a forma física que eu tornei e estou em choque até então...
Inevitável não chorar...
Interpretação perfeita de cada um, direção, sem palavras...
Te entendo quando você fala que nem todos tem obrigação de assistir a série...
Muito tormento mesmo...
O ator Lazaro Ramos divulgou que não conseguiu assistir ate o final.
Nos primeiros 20 minutos da série eu achei que não deveria continuar, doeu muito, dilacerou meu coração de todas as maneiras possíveis
Gabi confesso que pulei para o 4° episódio e depois retornei.
O 1° episódio acabou comigo como ser humano e olha que sou fria .
Que dor de vdd, já tem 1
mês que vi e estou até hj impactada, pq vivemos isso intensamente até hj .
Eu chorei muito e por muitos dias isso reverberou no corpo. Essa série traz muitos debates necessários. Estou sem fôlego.
Eu fiquei com muita dor de cabeça de tanto que chorei assistindo
Eu também acabei de ver a série
Você tem uma maneira impressionante de tratar assuntos complicados de maneira simples e suave, tenho aprendido muito, obrigado.
Só vi dois episódios da série. Eu te digo que ao fim do segundo episódio eu tive uma crise de choro. Eu tava me sentindo obrigada a assistir, porque muitas pessoas me indicaram sabe? É muito pesado e sinto que não vou terminar, pelo menos não agora, pois eu não estou com estômago para ver tanta injustiça exposta e saber que isso acontece na real... Essa série é de uma importância ímpar, sem dúvidas. Mas vou assistir quando me sentir mais forte para isso.
Eu demorei uns 4 dias só pra terminar primeiro episódio. Muito muito pesado.
Nai, assisti tudo numa tacada só. Meu esposo e eu em pleno domingo a tarde. Foi um choque absurdo dentro de mim. Chorei horrores! Só de lembrar tudo o que eu vi me dá agonia, pensar que pessoas inocentes sofreram tanto simplesmente pela cor de sua pele. É intragável.
@@thaisnogs ansiosa do jeito que eu sou, mulher, "tive" que assistir tudo de uma vez. Foi pesadíssimo assistir assim.
@@TkarlaOF Sim, é intragável mesmo, se assistir dá essa angústia imagine viver uma injustiça dessas... É muito triste! =\
Linda! Eu tive a mesma sensação de desespero! Mas recomendo dar uma pausa pra uma água, uma voltinha na casa pra voltar a ver. Realmente tem muitos gatilhos! Entendo que algumas pessoas não deveriam assistir.
tem um "programa" na Netflix que chama a Ava e os garotos, hj homens, que passaram por isso na vida real, apresentado pela Opra Winfrey. O Korey me cortou o coração, é visível o quanto ele foi afetado psicologicamente por tudo que ele viveu na prisão adulta.. Foi dolorido demais de ver esse programa.. e a série também. Concordo com a Gabi, é uma série muito bem feita, sem palavras pra qualidade, mas nem todo mundo deveria ver.
TODO MUNDO PRECISA VER ESSA SÉRIE
Eu sinceramente acho que essa série deveria ser discussão de pessoas brancas, e não nossa. Pq infelizmente já é a nossa realidade e o sofrimento que a gente conhece.
Alguém uma vez me perguntou pour que o negro norte americano é superior os os outros negros? Eu disse não sei
- o cara me respondeu
" o negro só sofre racismo Quando ele é pobre ".
Ai percebi nessa sociedade se o negro querer existir terá que ter poder ou seja dinheiro . Investir na política tem que ter mais pessoas negras dentro da política.
Julia Santos porque vocês não se isolem então já que são odiados no mundo inteiro.
Entao o que vc acha é uma burrice, primeiro que vc ja mostra racismo separando as pessoas por cor, esse assunto deve ser discussão para todos independente da cor da pele
@@alexmachado2574 Kkkkk branco fazendo coisa de branco 😆😜
É inevitável assistir e pensar nos amigos, familiares e outros conhecidos negros. Foi muito pesado assistir e ver que sou parte de toda essa construção também, mas é sempre necessário. A sensação de impotência foi constante, chorei de raiva/tristeza em muitos momentos! Sempre que tenho a oportunidade, indico para outras pessoas brancas. Me desculpa se eu estiver errada, mas ao meu ver, é mais ""importante""/obrigatório para nós, para levarmos esse tapa na cara e reconhecer que o sistema é realmente assim e perdura há séculos e precisamos fazer a nossa parte sim, temos esse dever sim. A população negra já passa por tantos perrengues, por tantas injustiças raciais que, apesar de a produção ser ótima, não deve ser imposta a quem não tem estômago mais. Amei o seu vídeo, foram quase 33 minutos só falando mentalmente "simmm, cara, é isso" kkk ❤️ (e também amei o fato de focarem na vida particular das famílias, não apenas no crime e condenações. É importante reconhecer os diferentes contextos). Força Gabi e obrigada!
Antes do vídeo: gente como ela não indica essa série mara!
Depois do vídeo: é, olhando por esse lado, está certíssima.
Acabei de assistir a série e entrevista, eu ainda estou digerindo!
Amei tudo, imagens, ângulos, interpretação, expressão facial, roteiro, os detalhes, cada movimento.
Me senti completamente convidada e imersa.
Na segunda parte eu pensei em não continuar assistindo, senti muito angustia, chorei, senti raiva... Com toda injustiça ! Fui até o final.
Os atores merecem um reconhecimento histórico 🏆🏆🏆🏆🏆.
Gabi eu assisti e chorei tanto, que achei que ia desidratar, fiquei com o estômago revirado, e com um misto de raiva, angustiada, dor. Meu corpo inteiro tremia, enfim foi horrível. Achei que não conseguiria vê até o fim, mas consegui e acho que valeu muito a pena. E hoje eu assisti a entrevista da Oprah, agora já está com legenda em português, e chorei muito de novo ao vê o que a prisão fez com aqueles garotos. Concordo com vc a série amenizou muita coisa.
A entrevista? Na Netflix
Ontem fui dormir as 02 Am assistindo essa série com a minha mãe! Eu nunca tinha ouvido falar desse caso, e como você, aguardei com fortes ganas de que haveria um julgamento justo e que o final seria feliz. Fiquei horrorizada com toda dinâmica da acusação, os pais sendo coagidos e as crianças expostas a tamanha violência. O cenário em minha casa foi: Minha mãe (Mulher negra, mãe solteira, doméstica, que perdeu seu único filho ,homem negro, aos 33 anos com 09 tiros, sendo 02 na cabeça!) chorando no sofá ao lado e eu orando pra que o mau não prevalecesse e que o racismo fosse apenas temporal, haja vista, a vida de 05 crianças estarem em jogo por tamanha irresponsabilidade e pré julgamento equívoco e nocivo que traria danos irremediáveis. Como você, assisti atônita a tudo, não consegui chorar, mas a sensação de ódio e desespero tomaram conta de mim. Me via ali, como um dos garotos! Afinal, qualquer semelhança não é mera coincidência. Sinceramente ,perder a vida por uma grande exibição policial foi muito perturbador pra mim. "Monstros", "bichos", "estupradores", "urradas"...pareceu pesado demais. Por incontáveis vezes sentimos vontade de parar de assistir! Como dizia minha mãe: "Estou cansada de filmes de preto que me deixam pra baixo", porque se trata de gente como a gente. Me senti muito impotente. Fiquei profundamente comovida com essa série, e o pior é saber que TUDO isso se repete e se repete e se repete. Eu assisti a série porque vi a sua crítica aqui no canal. Amei seu penteado! bjão
Minha mãe viu e chorou como eu nunca vi antes.. Eu tô com um total de 0 coragem pra ver essa minissérie
Minha mãe tbm chorou horrores! (negra,mãe solteira, passadeira. Perdeu seu único filho, homem negro, de 33 anos, com 09 tiros, sendo 02 na cabeça) .
Chorei muito tbm
Vi ontem e chorei a série inteira
Gabi acho que foi muito importante vc pontuar quem ñ tem estrutura para ñ assistir acho que sou uma delas já estou com minha respiração ofegante só em ouvir vc comentar Jesus que tristeza
Assisti esse final de semana!
Não consigo parar de pensar em tudo o que vi. Realmente, a série é densa. E o que mais me doía a cada episódio era saber que tudo aquilo havia acontecido de verdade. 😕😢
Eu tbm não conhecia o caso, e no início do julgamento tbm fiquei cheia de esperança de q eles não fossem condenados. Chorei em todos os episódios. Senti raiva, nojo, angústia e outras emoções q não sei nem explicar
Mano geralmente eu assisto de tudo e fico tranquilo,
eu assisti "olhos que condenam " eu CHOREI HORRORES!!! NA MORAL, INCRÍVEL!!!!!!!
Tenho transtorno de ansiedade e me senti ansiosa desde as primeiras cenas, chorei bastante, a série é muito forte, intensa mas necessária!
Eu senti as mesmas sensações.Eu consegui assistir tudo vale muito a pena.
Ah
Assisti a série por causa desse vídeo.
É de todo revoltante e desumano.
É impossível assistir e não se sentir parte da história. 😭😭😭😭
Óptima explanação... ganhou mais uma seguidora.
Gabi! Eu não vi a série, mas com a sua informação, percebi que não tenho condições psicológicas para ver. Por conta do racismo, eu desafiei muitos lugares e locais para conseguir vencer este medo que tinha, por ser negra é claro que se algo acontecer, como por exemplo soa o alarme de uma loja, eu já voltei voluntariamente em um caixa ou até mesmo para um segurança para evitar dores de cabeça. Então, só de ouvir você falar da série já me lembro do que passei, fico pensando nos personagens. Enquanto eu lhe escrevo, meus olhos estão nebulosos. Mas futuramente quero assisti-lo, pois o desafio em relação aos medos e angústia são importantes. A gente tem pensar que é maior do que esse medo, do que esse olhar de julgamento. Obrigada Gabi, valeu pela resenha.
Ah! Gostaria que você falasse um pouco sobre o seu ponto de vista em relação a série "The Handmaid's Tale", se é que você tem tempo para assistir!😄.
Um imenso abraço!
Gabi, fiquei chocada com essa história e acho válida para reflexão, principalmente para os que dizem que "somos todos iguais".
Vc parece com a a Michone da série TWD
ÓTIMA RESENHA! Essa série me chocou muito. E ME FEZ PENSAR DE MAIS...É revoltante...impressionante...vibrante....e fenomenal! ASSISTAM!
Me senti igual você, parecia que eu estava sendo julgada junto com eles. A série é incrivel, muito bem estruturada. Parabéns pelo seu video, tu trouxe as discussões mais importantes que foram abordadas na série e principalmente falou sobre o racismo, que é o ponto principal.
Gabi, que vídeo incrivel e necessário. Eu, como mulher branca e periférica, vi nessa série a história de diversos amigos negros que conviveram toda a adolescência com a preocupação de suas mães que viviam alertando-os e dizendo coisas como ''andem com a identidade'' ''não saiam na rua sozinhos depois das 18h''. Demorei muito tempo para entender o motivo dessa preocupação tão intensa, e quando entendi, comecei a - mesmo do meu lugar de privilégio - pesquisar, e me atentar sobre o racismo presente em nosso sistema de ''justiça''. Ví alguns vídeos sobre a série, em que as pessoas não mencionavam a palavra RACISMO, como se fosse um acaso o que ocorreu com essas crianças. Por isso, é muito importante ouvir o ponto de vista de pessoas negras sobre o caso, pois como você disse, por mais indignados que nós - pessoas não negras - fiquemos, esse medo constante não é algo tão presente em nossa vida. Desejo que seu trabalho se prolongue e ganhe cada vez mais visibilidade, é engrandecedor ouvi-la. Obrigada pelo vídeo.
Eu pesquisei sobre a história deles depois de ter visto o trailer da série. Eu não irei ver a série, porque um dos meus maiores medos é ser presa injustamente. Adorei o seu vídeo, muito importante. Assim como a série!
Muito interessante! É bom saber que nós estamos conseguindo expor o tão prejudicial é o Racismo e mostrar o mundo que existimos e somos capazes como em Pantera Negra!
Chorei em todos os episódios, realmente muito pesada e a sensação da injustiça é muito grande
Chorro porr* nem uma não .
Doeu, chorei, mas foi super necessária a série (informativa, excelentes atuações, etc). Realmente pode desencadear emoções muito fortes, gente ansiosa/depressiva sem tratamento é capaz de não aguentar algumas cenas. E, infelizmente, o racismo estrutural segue fazendo vítimas lá e aqui.
Não aguentei ver a série inteira,estava esperando esse vídeo,como sempre você trás análises impecáveis.
É impressionante como de crianças esses meninos mudam bem rápido,e se tornam adultos,Os atores fazem muito bem essa transição
Eu vi e realmente mostra muito bem a realidade que inclusive nós brasileiros conhecemos.
Gabi, os seus comentários foram muito pertinentes! Angustiante é a palavra exata! Eu tive as mesmas sensações que você teve. E, realmente, ao assistir a entrevista na Oprah é palpável perceber que a série não teria tempo para retratar todos os outros detalhes de sofrimento que eles passaram, principalmente o Korey que ficou visivelmente transformado após esta experiência.
Oi Gabi, realmente a série nos dá uma sensação de impotência...assisti com o meu marido (branco), e pude observar as reações dele diante de cada ato nos quais eu me sentia ferida, ele reafirmou em diferentes momentos o que muitas vezes tentamos não enxergar, enquanto eu que não conhecia a história anteriormente ficava com a esperança de absolvição, ele enxergava o passo seguinte por ver realmente a realidade sem o romantismo que muitas vezes colocamos.Digo que não foi o acaso que livrou cada um deles, foi Deus mostrando a olhos nus que temos que saber que individualmente Ele reconhece cada um de nós, e por vezes mesmo que pareça que estamos esquecidos, existe a possibilidade de mudanças.
Eu assisti por indicação do Henry Bugalho, e fiquei extremamente impactada com essa série.
Essa série me abalou , sufoucou mas só me reforçou a ideia do sistema de condenação da população negra .
Nossa, Gabi, você é tão antenada e fala tão bem. Me orgulho de você e tento te usar como referência pra mim.
Assisti a série motivada por investigação polícia, séries sobre processos jurídicos, True crime, enfim. Quão alto foi o tombo. 🤦🏻♀️
Não gostou?
Melhor comentário de todo o youtube sobre a série.Fantástica!Faz justiça a história.
Terminei a série...e fiquei destruído! Concordo com o que você falou e agradeço pelas indicações de livros. Em tempos de apocalipse 2019... A defesa é estudar.
Eu estou sem palavras. Não parava de chorar. Eu super me identifico com todas as sensações que vc teve Gabi.
Primeira 🥰 Gabi a série tb me fez tremer rs mas infelizmente é a realidade.
Não há palavras que possam expressar as emoções que senti assistindo essa série. A impecável atuação dos atores nos faz sentir a agonia de querer a todo momento mudar aquilo, pelo menos eu me vi em alguns momentos querendo mudar aquela história . Eu confesso que pude sentir o que realmente é sofrer racismo pela primeira vez.
Gabiiiii queria que vc falasse mais sobre o Korey 😔
Gabi, eu assisti a série há algumas semanas e todos episódios de uma vez, por ser ansiosa eu estava esperançosa de ver um "final feliz" no último episódio e, quando a série acabou, eu me senti destruída, impotente e revoltada. Também acho que certas pessoas não deveriam assistir, se eu tivesse aguardado e assistido seu vídeo antes da série, o meu psicológico não estaria desestruturado como agora. Tenho diagnóstico de transtorno de depressão e ansiedade, e, realmente a série foi um gatilho que desencadeou uma série de sentimentos negativos, ressaltou alguns medos, despertou outros e me trouxe algumas lembranças que seriam melhor não serem lembradas. A série, as atuações, o projeto ... é maravilhoso, essa mulher é incrível e eu vou buscar por mais trabalhos dela. Mas seu vídeo é de extrema importância, não só para compartilhar opinião, mas pra servir de alerta ... desde que assisti a série, não durmo direito por conta de inúmeros pesadelos (não que antes eu dormisse, mas piorou), já fui ao médico achando que tinha me machucado pq estou com uma falta de ar que não passa, um dor no peito insuportável e minha ansiedade está se alimentando disso! Ainda não terminei de assistir seu vídeo, mas assim que acabar, vou compartilhar e, espero de verdade, que muita gente veja isso antes de resolver assistir a série. Obrigada pelo seu trabalho❤
Essa minissérie me arrasou, real..e é duro saber q foi mesmo real.
.
Gabi, cadê o link do texto do Ronilson Pacheco que comentou no vídeo?
EU TBM FIQUEI CM ESPERANÇA ESPERANDO ELES SEREM LIBERTOS, ESPERANDO UM FINAL FELIZ.
Oi Gabi, assisti essa noite e terminei 3:30 da madrugada, me senti revoltado, injustiçado, triste, magoado e machucado.
Realmente mexe com nossas emoções sim, melhor série....chorava muito também.