Tudo bom amigo? Existe uma consideração a se fazer sobre a questão do bend "ficar mais mole". Quando a ponte levanta com o bend, no intervalo que a ponte está se levantando, a nota não está ficando mais aguda, porque a tensão das molas não é suficiente para superar a tensão da corda (o que causa a deformação elástica das molas até que elas estejam em um ponto que oferece maior resistência, para que então a tensão na corda se torne maior e o tom da nota que a corda produz seja elevado), portanto deixar a ponte subir quando faz um bend, não necessariamente facilitará um bend, apenas haverá uma sensação de que a corda está mais solta. Claro que no mundo real a constante elástica de uma mola não é "constante" em relação às forças as quais fica sujeita, portanto mesmo que a ponte esteja levantando, haverá certa alteração tonal do som da corda. Mesmo assim, existem guitarras com ponte fixa, como uma hipshot por exemplo, que não apresentam dificuldade alguma na execução de bends e existem guitarras com pontes flutuantes que parecem ser mais duras. Existem outros fatores que influenciam nesse caso, por exemplo o ângulo com que as cordas fazem no nut e na ponte, no caso de uma ponte como uma tune o matic, altura das cordas, e claro, calibre e afinação das cordas.
Exatamente! Olha so.. minha strato estava com 2 molas e ao dar um bend, principalmente na 3a corda, como a ponte inclinava, para nao semitonar precisava forçar mais o bend e a ponte vimha junto de novo, então nao chegava na nota certa nem a.pau. era macio, sim, mas nao chega na nota, nao adianta! Tem q entender que nao é pra ser nem macio nem duro... Tem que o que funciona. Eu tensionei as molas pelo parafuso e resolveu em partes, mas estou usando cordas 011 o ideal sera trocar as molas mesmo. No meu caso vou optar por 3 molas psp, por conta de usar cordas 011. Se fossem cordas 09 , molas SP resolveriam, mas o ponto importante é que a ponte nao pode vir junto nos bends, senao vira essa luta infinita para chegar na nota...
Exatamente por isso é ideal ter uma mola correta e com a pressão adequada. O objetivo é exatamente esse, para ajudar a melhorar o desempenho do instrumento de acordo com a necessidade de cada músico.
Era quase impossível afinar meus bends até que notei que a ponte se movia junto. Coloquei mais molas e a ponte sossegou. Agora só alegria. Uso 010 e não acho pesado, antes quase estourava a corda num bend de 1 tom e era difícil acertar a nota.
Não sei o que houve! Mas essas molas não pareciam esticadas e os parafusos do suporte dessas molas ficaram até torto e o negócio de ferro ali que passa as cordas por dentro estava tbm inclinado na direção das molas forçando essa peça na guita! Ai fiz 6 cálcios de papelão dobrado para ficar no ângulo certo e deixei duas molas! Arrumei os parafusos que estavam tortos fiz um nv buraco! Agora testar com o tempo pra ver
O bend é mais tensão na corda (agudos) e a ponte subir é menos tensão (graves). Logo, se as molas permitirem que a ponte suba, isso tirará a força do seu bend. A molas têm que ter tensão e regulagem suficiente para que sua ponte só mova quando usar a alavanca.
até a metade do vídeo eu não tava entendendo nada, mas agora tudo faz sentido. obrigado mesmo cara vim parar aqui pq fui tirar as molas e a ponte pra limpar a guitarra, mas aí não consegui colocar as molas de volta, e na minha guitarra tem 5 molas, aí eu percebi que a de todo mundo é no máximo 3 kkkkk e pior, as cordas que estão nela provavelmente são 09 pelo que eu pude perceber tocando, eu peguei ela usada. então como é 09 acredito que eu deva deixar só duas molas certo? eu gostei das cordas 09, no violão eu costumo usar 010, mas na guitarra vou permanecer com 09, então eu devo usar só duas molas uma em cada ponta, no sentido paralelo né isso?
@@henriqueluthieroficial beleza brigadão... só hoje, 4 meses depois, to remontando ela, que saudade que eu tava da minha filhota hahahaha a rosca do parafuso que encaixa as molas havia espanado, aí deixei ela parada e hoje consertei. coloquei duas molas compridas uma em cada ponta no sentido paralelo. a minha ponte é flutuante. agora to vendo teu vídeo de novo só pra checar se to fazendo tudo certo mesmo. muito obrigado me ajudou muito tmj
opa mano, poderia me tirar uma duvida? Existe alguma diferença de tensão nas molas em relação a sua posição? Vi que as duas guitas que voce mostrou estão todas em paralelo. No meu caso, a minha guitarra estão com as molas coincidentes. Isso muda alguma coisa em questão a tensão da corda ou ate mesmo de timbre ?
@@henriqueluthieroficial já viu uma ponte que parece tremolo de dois pivôs mas na verdade é uma flutuante com piezo em cada carrinho. Está numa guitarra da Ernie ball signature do guitarrista do dream theater. Valeu pela atenção!
Seria por isso que mesmo com cordas 0,9 no violão, não se consegue fazer um bend como na guitarra? Pelo fato das molas que a guitarra tem na ponte e o violão não ?
Oi, tenho uma dúvida, na minha guitarra as molas estão presas nos ganchos do "meio da placa" onde estão os 2 parafusos e o fio terra soldado. A questão é, nas duas guitarras que vc demonstrou, as molas estão distribuídas de cada lado 1 mola e 1 no meio da placa. Qual a diferença do posicionamento das molas?
olá, para cada tipo de situação existe uma diferença. Agora o que a gente tem que se perguntar é: Isso é perceptível? Qual é a melhoria que se percebe? Qual é a piora que se se percebe? Então respondendo por alto o fato da ponte não estar totalmente apoiada no corpo pode resultar em uma perda de sustain, pois a própria oscilação da ponte pode exercer um efeito de anulação da vibração da corda. Mas assim é tão, mas tão pequena essa diferença que dificilmente alguém a perceberia quando toca. Mas por outro lado você tem a questão de ficar mais tenso pra tocar, o que pode gerar cansaço no músico, então tem que se pensar o que é mais adequado uma melhoria substancial no conforto e pegada X um pequeno e quase nao percept'viel aumento de sustain.
@@henriqueluthieroficial entendi! Na sua opinião e visão: qual é a origem do Twang da stratocaster, ou seja, o twang está na ponte, nos sadlles, no bloco, na madeira do corpo, no calibre das cordas, ou nos captadores?
@@jleonardolima não se pode considerar uma caracterísca como apenas um fator, todos eles contribuem para a sonoridade final. Escala 25,5" , bloco maciço da ponte, braço de madeira com densidade maior, posicionamento e tipo de captador, etc...
Boa noite brother, eu queria saber qual a diferença entre sp e psp.. eu comprei uma Tagima vulcan e ela veio com umas molas bem zuadinhas.. e ela é ponte Floyd
@@henriqueluthieroficial eu verifiquei isso e parece não esbarrar em nada. eu consigo movimentar a floyd para frente e para trás e a resistência de ambos os movimentos é praticamente o mesmo.
@@jonathan.augusto então tem coisa errada na regulagem dela. Com a mola psp em teoria ficaria mais leve do que com a sp. A mola só equilibra a tensão de cordas, ela não faz a ponte ficar com a alavanca rígida. Por isso acho que tem outras coisas a serem observadas no seu caso.
Boa tarde Henrique! Gostei muito do vídeo mas fiquei com umas dúvidas... Se puder esclarecer agradeço... Posso trocar a posição das molas sem desregular a ponte? Ou trocar as molas uma por uma começando pela do meio? (Guitarra já Regulada e com as cordas) obrigado!!!
Se você mudar a forma de fixar as molas, pode mudar sim a regulagem. Então faça assim, se a mola estiver presa em linha reta, mantenha em linha reta, se estiver em ângulo, mantenha o angulo
Prefiro deixar de forma que a base da ponte não se mova no bend (mais tensa). Esse negócio de dar bend e desafinar o resto das cordas só não é problema para quem nunca usa double stops.
Tudo tem um pro e contra, mas se tu quer uma guitarra em que o tremolo funcione bem não tem escapatória, vai ter que perder no seu stop. Aí o indicado é ter uma guita com ponte fixa mesmo.
Legal parceiro. Mas você só esqueceu da afinação. O bend fica mais fácil, mas as outras cordas perdem a afinação. Se isso na prática fosse real, as guitarras com ponte fixa tipo Les Paul não teriam bends macios. Para ter bends mais macios não seria mais fácil tocar com cordas mais leves?
olá, o modelo de ponte tremolo foi projetado para funcionar assim, mas você pode regular de várias formas. A abordagem do vídeo é mostrar como você pode melhorar a tocabilidade quando regula a ponte. A tune o matic (les paul) foi projetada para funcionar de outra forma e sim, ela também tem a possibilidade de se regular a maciez do bend, através do cordal. Se você precisa que as notas das outras cordas não desafinem quando faz um bend, o tremolo talvez não seja a ponte ideal pra você, assim como o floyd rose por exemplo. Aí no caso uma guitarra com ponte fixa seria mais ideal.
Longe de mim querer atrapalhar mas pense comigo: No country, existe muitos bends de duas cordas simultâneas e a maioria das guitarras são de pontes fixas ou de molas bloqueadas. Exemplo 2: Tente tocar o solo de Sultans of Swing com uma ponte Floyd Rose. Fica tudo desafinado, não é mesmo? O princípio das molas e o surgimento dos bends foi uma tentativa de imitar as guitarras pedal steel nos anos 50.
Como disse no outro comentário , você pode regular a ponte de outras maneiras. A escolha do modelo de guitarra vai depender do estilo que você toca e a sonoridade esperada.
na minha strato eu uso 2 molas com cordas 09, até pq tenho problema no braço. mais o video foi show de explicações
Excelente explicação, jamais imaginaria isso !!!
Sensacional demais, obrigado pela informação
Gostei demais da dica, ganhou + 1 inscrito
Super aula, excelente explicação! Muito obrigado!
Top dicas Sucesso
Tudo bom amigo? Existe uma consideração a se fazer sobre a questão do bend "ficar mais mole". Quando a ponte levanta com o bend, no intervalo que a ponte está se levantando, a nota não está ficando mais aguda, porque a tensão das molas não é suficiente para superar a tensão da corda (o que causa a deformação elástica das molas até que elas estejam em um ponto que oferece maior resistência, para que então a tensão na corda se torne maior e o tom da nota que a corda produz seja elevado), portanto deixar a ponte subir quando faz um bend, não necessariamente facilitará um bend, apenas haverá uma sensação de que a corda está mais solta. Claro que no mundo real a constante elástica de uma mola não é "constante" em relação às forças as quais fica sujeita, portanto mesmo que a ponte esteja levantando, haverá certa alteração tonal do som da corda. Mesmo assim, existem guitarras com ponte fixa, como uma hipshot por exemplo, que não apresentam dificuldade alguma na execução de bends e existem guitarras com pontes flutuantes que parecem ser mais duras. Existem outros fatores que influenciam nesse caso, por exemplo o ângulo com que as cordas fazem no nut e na ponte, no caso de uma ponte como uma tune o matic, altura das cordas, e claro, calibre e afinação das cordas.
Exatamente! Olha so.. minha strato estava com 2 molas e ao dar um bend, principalmente na 3a corda, como a ponte inclinava, para nao semitonar precisava forçar mais o bend e a ponte vimha junto de novo, então nao chegava na nota certa nem a.pau. era macio, sim, mas nao chega na nota, nao adianta! Tem q entender que nao é pra ser nem macio nem duro... Tem que o que funciona. Eu tensionei as molas pelo parafuso e resolveu em partes, mas estou usando cordas 011 o ideal sera trocar as molas mesmo. No meu caso vou optar por 3 molas psp, por conta de usar cordas 011. Se fossem cordas 09 , molas SP resolveriam, mas o ponto importante é que a ponte nao pode vir junto nos bends, senao vira essa luta infinita para chegar na nota...
Exatamente por isso é ideal ter uma mola correta e com a pressão adequada. O objetivo é exatamente esse, para ajudar a melhorar o desempenho do instrumento de acordo com a necessidade de cada músico.
Era quase impossível afinar meus bends até que notei que a ponte se movia junto. Coloquei mais molas e a ponte sossegou. Agora só alegria. Uso 010 e não acho pesado, antes quase estourava a corda num bend de 1 tom e era difícil acertar a nota.
@@gregoriojunior4995 flutuando ou encostada no corpo?
@@luislanga encostada no corpo.
Muito legal a dica, vou regular minhas guitarras.
Uma strato com a ponte flutuante, estilo Jeff Beck, qual mola seria melhor?
Dicas valiosíssimas, obrigado meu irmão.
obrigado!
Qual mola vc indica para stratocaster de ponte de 2 pivôs ?
Qual a diferença das molas amigos ? Pra ponte trêmulo e Floyd?
Henrique, tenho uma sugestão: Faz um vídeo sobre a altura do cordal da Les Paul. Tem pouca referência sobre está regulagem.
Vou fazer!
@@henriqueluthieroficial bom dia, eu uso calibre 009 corda, se usar 008 sera que fica mas mole as cordas? obs ja ta com duas molas gotoh
Não sei o que houve! Mas essas molas não pareciam esticadas e os parafusos do suporte dessas molas ficaram até torto e o negócio de ferro ali que passa as cordas por dentro estava tbm inclinado na direção das molas forçando essa peça na guita! Ai fiz 6 cálcios de papelão dobrado para ficar no ângulo certo e deixei duas molas! Arrumei os parafusos que estavam tortos fiz um nv buraco! Agora testar com o tempo pra ver
Ótimo video professor Henrique.
Muito obrigado
O bend é mais tensão na corda (agudos) e a ponte subir é menos tensão (graves). Logo, se as molas permitirem que a ponte suba, isso tirará a força do seu bend.
A molas têm que ter tensão e regulagem suficiente para que sua ponte só mova quando usar a alavanca.
Veja o vídeo novamente pra você entender. O movimento é muito mais fluido quando a resistência é menor.
Isso é verdade se a ponte mover o bend vai ficar semitonado pois não vai chegar na nota pois a ponte não segura a corda
Amigo.vc sabe informar a medida dessas molas maiores pra mim comparar com as que estão na minha guita ???
Amigo minha strato esta assim com 3 molas uso ..0.10 recomenda eu adiciona mais uma mola ou diminuir a mola
Preciso trocar as molas de uma strato se a ponte está travada ?
até a metade do vídeo eu não tava entendendo nada, mas agora tudo faz sentido. obrigado mesmo cara
vim parar aqui pq fui tirar as molas e a ponte pra limpar a guitarra, mas aí não consegui colocar as molas de volta, e na minha guitarra tem 5 molas, aí eu percebi que a de todo mundo é no máximo 3 kkkkk e pior, as cordas que estão nela provavelmente são 09 pelo que eu pude perceber tocando, eu peguei ela usada. então como é 09 acredito que eu deva deixar só duas molas certo? eu gostei das cordas 09, no violão eu costumo usar 010, mas na guitarra vou permanecer com 09, então eu devo usar só duas molas uma em cada ponta, no sentido paralelo né isso?
Não tem problema usar em paralelo ou em ângulo, aí só depende mesmo de ajustar a tensão delas em relação as cordas.
@@henriqueluthieroficial beleza brigadão... só hoje, 4 meses depois, to remontando ela, que saudade que eu tava da minha filhota hahahaha a rosca do parafuso que encaixa as molas havia espanado, aí deixei ela parada e hoje consertei. coloquei duas molas compridas uma em cada ponta no sentido paralelo. a minha ponte é flutuante. agora to vendo teu vídeo de novo só pra checar se to fazendo tudo certo mesmo. muito obrigado me ajudou muito tmj
opa mano, poderia me tirar uma duvida? Existe alguma diferença de tensão nas molas em relação a sua posição? Vi que as duas guitas que voce mostrou estão todas em paralelo. No meu caso, a minha guitarra estão com as molas coincidentes. Isso muda alguma coisa em questão a tensão da corda ou ate mesmo de timbre ?
opa, existe sim, molas em paralelo ficam menos esticadas e tensionadas. Se as molas estiverem em ângulo geram mais tensão.
Muito bom! A minha ponte é Wilkinson (chinesa) qual mola você me indica?
Muito bom cara
uma pergunta: se eu usar muito a alavanca, eu devo deixar a ponte alta?
uma curiosidade o que acontece se vc afrouxa as molas pode estraga a ponte ou a guitarra poderia tira esta minha duvida ?
Olá, estragar a ponte ou guitarra não seria o caso. Mas pode acontecer de a guitarra desregular e você precisar ajustar ela toda novamente.
@@henriqueluthieroficial oi ok obrigado pela ajuda
Pior que regulei duas guitarras com Floyd rose e não estava sabendo disso das molas pretas. Vou falar com o dono para ver se ele quer trocar
maravilha, é isso aí , mas não necessariamente a mola tem que ser preta. O lance tá mais no tamanho delas e pressão. Obrigado pelo comentário!
@@henriqueluthieroficial já viu uma ponte que parece tremolo de dois pivôs mas na verdade é uma flutuante com piezo em cada carrinho. Está numa guitarra da Ernie ball signature do guitarrista do dream theater. Valeu pela atenção!
Seria por isso que mesmo com cordas 0,9 no violão, não se consegue fazer um bend como na guitarra? Pelo fato das molas que a guitarra tem na ponte e o violão não ?
As molas gotoh SP são as mais cumpridas e as PSP as curas ?
Verdade cara sinto minha strato meio dura na orar de fazer o bend , qual a espessura medida dessas molas maiores saber dizer
Oi, na verdade depende de cada marca e fabricante da mola. O importante mesmo é você ter noção do equilíbrio entre tensão de cordas e molas.
Oi, tenho uma dúvida, na minha guitarra as molas estão presas nos ganchos do "meio da placa" onde estão os 2 parafusos e o fio terra soldado. A questão é, nas duas guitarras que vc demonstrou, as molas estão distribuídas de cada lado 1 mola e 1 no meio da placa. Qual a diferença do posicionamento das molas?
quando você deixa a mola em diagonal, aumenta a tensão dela. Não tem modo certo ou errado, só tem que deixar a tensão em equilíbrio com as cordas.
Existe diferença no som, ou na vibração da corda da stratocaster, se aponte estiver flutuante ou colada no corpo?
olá, para cada tipo de situação existe uma diferença. Agora o que a gente tem que se perguntar é: Isso é perceptível? Qual é a melhoria que se percebe? Qual é a piora que se se percebe? Então respondendo por alto o fato da ponte não estar totalmente apoiada no corpo pode resultar em uma perda de sustain, pois a própria oscilação da ponte pode exercer um efeito de anulação da vibração da corda. Mas assim é tão, mas tão pequena essa diferença que dificilmente alguém a perceberia quando toca. Mas por outro lado você tem a questão de ficar mais tenso pra tocar, o que pode gerar cansaço no músico, então tem que se pensar o que é mais adequado uma melhoria substancial no conforto e pegada X um pequeno e quase nao percept'viel aumento de sustain.
@@henriqueluthieroficial entendi! Na sua opinião e visão: qual é a origem do Twang da stratocaster, ou seja, o twang está na ponte, nos sadlles, no bloco, na madeira do corpo, no calibre das cordas, ou nos captadores?
@@jleonardolima não se pode considerar uma caracterísca como apenas um fator, todos eles contribuem para a sonoridade final. Escala 25,5" , bloco maciço da ponte, braço de madeira com densidade maior, posicionamento e tipo de captador, etc...
@@henriqueluthieroficial entendi.
Mas afinal muito solta TB n vai querer puxar os parafusos da ponte para fora ?
na guita floyd rose é bom colocar as três molas curtas?
queria saber tbem, mas acho q ele num momento do video fala que sim, abraço brother
Boa noite brother, eu queria saber qual a diferença entre sp e psp.. eu comprei uma Tagima vulcan e ela veio com umas molas bem zuadinhas.. e ela é ponte Floyd
a SP é o tamanho padrao tremolo, a psp é a menorzinha que eu indico para floyd.
Qual vc indics pra strato q tem tremolo 2 pivo
Eu tenho uma guitarra de 7 cordas modelo Eagle egt 66.
A floyd é muito dura. Uso 3 molas gotoh psp.
Será que se eu colocar gotoh sp amolece a floyd?
cara, veja se não tem algo impedindo a movimentação da ponte, ela precisa estar livre sem esbarrar em nada.
Qual calibre de cordas?
Dependo do calibre, tira uma mola!
@@Miilenaesilva eu uso um hibrido 0.9 até 0.64
@@henriqueluthieroficial eu verifiquei isso e parece não esbarrar em nada. eu consigo movimentar a floyd para frente e para trás e a resistência de ambos os movimentos é praticamente o mesmo.
@@jonathan.augusto então tem coisa errada na regulagem dela. Com a mola psp em teoria ficaria mais leve do que com a sp. A mola só equilibra a tensão de cordas, ela não faz a ponte ficar com a alavanca rígida. Por isso acho que tem outras coisas a serem observadas no seu caso.
Boa tarde Henrique! Gostei muito do vídeo mas fiquei com umas dúvidas... Se puder esclarecer agradeço... Posso trocar a posição das molas sem desregular a ponte? Ou trocar as molas uma por uma começando pela do meio? (Guitarra já Regulada e com as cordas) obrigado!!!
Se você mudar a forma de fixar as molas, pode mudar sim a regulagem. Então faça assim, se a mola estiver presa em linha reta, mantenha em linha reta, se estiver em ângulo, mantenha o angulo
Vídeo excelente!!
\ | / Essa é a configuração das molas da minha strato. As molas mais juntas no bloco. É normal?
Não vejo problema em estar assim.
Carai mano
Pensei que fosse o Erico Malagoli mais novo hehe
Olá. Você fabrica guitarra sob encomenda?
sim
Prefiro deixar de forma que a base da ponte não se mova no bend (mais tensa). Esse negócio de dar bend e desafinar o resto das cordas só não é problema para quem nunca usa double stops.
Tudo tem um pro e contra, mas se tu quer uma guitarra em que o tremolo funcione bem não tem escapatória, vai ter que perder no seu stop. Aí o indicado é ter uma guita com ponte fixa mesmo.
O meu tá com um fio de aterramento soldado sobre a mola do meio, tem três molas em forma de triângulo eu posso tirar uma da ponta?
Legal parceiro. Mas você só esqueceu da afinação. O bend fica mais fácil, mas as outras cordas perdem a afinação. Se isso na prática fosse real, as guitarras com ponte fixa tipo Les Paul não teriam bends macios. Para ter bends mais macios não seria mais fácil tocar com cordas mais leves?
olá, o modelo de ponte tremolo foi projetado para funcionar assim, mas você pode regular de várias formas. A abordagem do vídeo é mostrar como você pode melhorar a tocabilidade quando regula a ponte. A tune o matic (les paul) foi projetada para funcionar de outra forma e sim, ela também tem a possibilidade de se regular a maciez do bend, através do cordal. Se você precisa que as notas das outras cordas não desafinem quando faz um bend, o tremolo talvez não seja a ponte ideal pra você, assim como o floyd rose por exemplo. Aí no caso uma guitarra com ponte fixa seria mais ideal.
Parabéns eu não sabia asinhas cordas parece arame esticado não tem flexibilidade
Longe de mim querer atrapalhar mas pense comigo: No country, existe muitos bends de duas cordas simultâneas e a maioria das guitarras são de pontes fixas ou de molas bloqueadas. Exemplo 2: Tente tocar o solo de Sultans of Swing com uma ponte Floyd Rose. Fica tudo desafinado, não é mesmo? O princípio das molas e o surgimento dos bends foi uma tentativa de imitar as guitarras pedal steel nos anos 50.
Como disse no outro comentário , você pode regular a ponte de outras maneiras. A escolha do modelo de guitarra vai depender do estilo que você toca e a sonoridade esperada.