- 24
- 36 083
Léo Nepomuceno
เข้าร่วมเมื่อ 14 เม.ย. 2020
Surfe adaptado e as questões psicológicas: uma conversa com Fernanda Tolomei
Encontro do Grupo de Estudos Psicossociais do Surfe (GEPSURFE) vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. O encontro teve como tema "o surfe adaptado e as questões psicológicas" e contou com a participação de Fernanda Tolomei, psicóloga do esporte e atleta de surfe adaptado.
มุมมอง: 32
วีดีโอ
Psicologia do Esporte e surfe: uma conversa com Gabriela Carreiro
มุมมอง 953 ปีที่แล้ว
Encontro do Grupo de Estudos Psicossociais do Surfe (GEPSURFE) que aborda do tema das questões psicológicas que permeiam a prática do surfe. O encontro é uma conversa com Maria Gabriela Carreiro, psicóloga do esporte e surfista com larga experiência no acompanhamento psicológico de surfistas amadores e profissionais.
MÍDIA E ESPORTES
มุมมอง 1.5K3 ปีที่แล้ว
Aula da disciplina "Fundamentos Socioantropológicos da Educação Física" do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.
7 passos para a composição textual: questões práticas sobre metodologia da escrita
มุมมอง 923 ปีที่แล้ว
Palestra do Prof Léo Mackellene, pesquisador e escritor, na disciplina "Prática de Pesquisa Colaborativa IV" dos cursos de graduação do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.
Trabalhando com fichamentos: fundamentos metodológicos para o trabalho acadêmico.
มุมมอง 1363 ปีที่แล้ว
Aula da disciplina "Prática da Pesquisa Colaborativa IV" com a participação do prof.Dr. Edson Silva Soares, que aborda o tema do uso do fichamento como parte do processo de trabalho acadêmico/científico.
A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico
มุมมอง 413 ปีที่แล้ว
II Encontro online do Grupo de Estudos Psicossociais do Surfe (GEPSURFE) que teve como convidada a Dra Thabata Castelo Branco Telles, que apresenta e discute a interface entre Fenomenologia e o estudo da experiência esportiva no surfe. O GEPSURFE é vinculado ao Laboratório Cearense de Psicologia do Esporte (LACEPEX) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do C...
Psicologia aplicada a lesões esportivas.
มุมมอง 3594 ปีที่แล้ว
Aula da disciplina "Psicologia da Atividade Física e do Esporte". Instituto de Educação Física e Esportes. Universidade Federal do Ceará.
Esporte, agressão e violência
มุมมอง 1.3K4 ปีที่แล้ว
Aula da disciplina "Psicologia da Atividade Física e do Esporte". Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.
Processos grupais e equipes esportivas
มุมมอง 1714 ปีที่แล้ว
Aula da disciplina "Psicologia da Atividade Física e do Esporte" do Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará.
Exercício e bem estar psicológico
มุมมอง 1794 ปีที่แล้ว
Aula para a disciplina "Psicologia da Atividade Física e do Esporte". Instituto de Educação Física e Esportes. Universidade Federal do Ceará.
Iniciação esportiva
มุมมอง 2.5K4 ปีที่แล้ว
Aula para a disciplina "Psicologia da Atividade Física e do Esporte". Instituto de Educação Física e Esportes. Universidade Federal do Ceará
Modo Psicossocial X Modo Asilar
มุมมอง 2.1K4 ปีที่แล้ว
Aula sobre Reforma Psiquiátrica e constituição das políticas e serviços de saúde mental atravessados pela polaridade entre os modos ou modelos de atenção à saúde: MODO PSICOSSOCIAL x MODO ASILAR. Para alunos(as) da Universidade Federal do Ceará - Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC).
Qualidade na pesquisa qualitativa
มุมมอง 2844 ปีที่แล้ว
Aula sobre critérios de avaliação da qualidade de pesquisas com enfoque qualitativo. Instituto de Educação Física e Esportes. Programa de Pós Graduação em Saúde Pública. Universidade Federal do Ceará.
Análise de dados em pesquisa qualitativa videoaula
มุมมอง 11K4 ปีที่แล้ว
Análise de dados: questões práticas. Instituto de Educação Física e Esportes. Pós Graduação em Saúde Pública da UFC.
A entrevista como instrumento na pesquisa qualitativa
มุมมอง 2.3K4 ปีที่แล้ว
A entrevista como instrumento na pesquisa qualitativa
Prevenção de doenças e promoção da saúde
มุมมอง 3.7K4 ปีที่แล้ว
Prevenção de doenças e promoção da saúde
O trabalho de campo como descoberta e criação. (Pesquisa Qualitativa).
มุมมอง 6124 ปีที่แล้ว
O trabalho de campo como descoberta e criação. (Pesquisa Qualitativa).
Aula 2 A construção do projeto de pesquisa
มุมมอง 1994 ปีที่แล้ว
Aula 2 A construção do projeto de pesquisa
Aula 1 A construção do projeto de pesquisa
มุมมอง 2964 ปีที่แล้ว
Aula 1 A construção do projeto de pesquisa
Na pesquisa qualitativa não se inclui a população, apenas a amostra?
Muito obrigada por essa maravilhosa aula contribuiu muito para meus trabalhos da faculdade 🙏
Que excelente explicação obrigadaaaa
Excelente explicação!
AMEI ESSA AULA!
Posso usar Calculo amostral ? meu estudo utiliza documentos.
muito bom obrigado. deus te guie.
👏👏👏👏
Muito obrigada pela aula!
Muitos termos, mas muito bem explanados.
Gostei muito da maneira clara e de fácil compreensão. Somou bastante com a leitura do capítulo do livro.
Aula top!!!
Boa noite
Primeiro vídeo que realmente me trouxe uma luz. Obrigada!
Primeiro vídeo que realmente me trouxe uma luz. Obrigada!
Primeiro vídeo que realmente me trouxe uma luz. Obrigada!
Muito bom, obrigada
perfeito!
Conteúdo de altíssima qualidade. Parabéns!
Olá, poderia me tirar algumas dúvidas?
Muito obrigada, professor!
Aula muito boa!!!!
prof estou a fazer uma pesquisa qualitativa, mas tenho duvida na população e amostra sabendo que é um estudo de caso de analise documental de uma só empresa , a minha questão é onde tiro população e amostra numa só empresa que estou analisar documentos? bom dia melhores cumprimentos Armando a partir de Angola.
Aula maravilhosa,obrigada professor!!!
Ótima aula! Obrigada por compartilhar informações tão relevantes para pesquisadores em diversos niveis de produção de conhecimento.
Grato pelo feedback.
Muito obrigada pelo vídeo... É de grande utilidade
Grato pelo feedback
Estou pegando Estagio em Hospitalar em Psicologia e o video foi muito util pra conciliar com os temas trabalhados na materia!!
Q legal!
Excelente explicação. Parabéns por compartilhar abertamente este vídeo, assim você auxilia pessoas que estão carentes de conhecimento. tenho uma pergunta. Esta análise é feita individualmente para cada entrevista ou é feita de uma só vez com todo o conteúdo de todas as entrevistas?
Você pode seguir diferentes caminhos de análise do material. O caminho adotado deve ser relatado e justificável. Costumo analisar o corpus do material oriundo de entrevistas como um todo. No entanto, já fiz também por etapas. Cada pesquisa deve ser pensada em suas particularidades.
Roteiro muito bem elaborado, sobretudo, bem explicativo!
Obrigada por compartilhar essa aula! Encontrei as informações que precisava para continuar a análise de dados.
Excelente aula! Me ajudou muito!
Aula maravilhosa! Obrigada por partilhar conhecimento. Paraabéns.
👏👏👏
Ótimo conteúdo. Bem apresentado.
Adoro suas explicações! Não encontrei nada melhor no TH-cam
Gratidão pelo feedback.
concordo
Excelente explicação
ola gostei muito da sua explicacao
Gratidão pelo feedback.
Excelente aula professor e trago aqui uma das minhas angústias enquanto pesquisadora, como formular a pergunta de pesquisa correta para obter um produto que seja realmente significante e ajude a melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Nádia é preciso muita dedicação e comprometimento para elaborar e reelaborar as perguntas. Um pré-requisito importante é muita leitura, numa revisão de literatura ampla e bem definida, bem como a escolha de um referencial teórico para delimitar o enfoque do estudo.
Excelente aula, estou acabando de construir minha metodologia e aqui se pode encontrar muito embasamento teórico para amostragem. Além de deixar claro que a amostragem em pesq. quali também deve ser bastante criteriosa.
Compartilha com os(as) colegas. Grato pelo feedback.
Excelente aula professor!
Gratidão Nádia
Ótima aula professor!
A aula foi muito esclarecedora.
Grato Lenny Fontini.
Parabéns pela aula, professor. Tenho algumas duvidas em relação ao Diário de Campo e em que momento eu poderia leva-lo para dentro de um trabalho. Vejo ele sempre como um olhar muito pessoal do pesquisador frente ao que ele observou. Ele seria apenas utilizado na pesquisa Etnográfica? Ate que ponto eu poderia inserir informações no meu trabalho do que observei, como por exemplo, a forma em que o participante se colocou, ou se ficou emotivo, enfim. As vezes a pesquisa é tão formal que fico com receio de me colocar demais e não ser adequado.
Oi Lívia, vamos ver o diário de campo na aula sobre etnografia. É um instrumento importante para o exercício de reflexividade por parte do pesquisador(a).
Professor, tenho visto muitas pessoas utilizando a Triangulação de métodos para coleta e análise das informações. Depois vc poderia discutir um pouco sobre ela? Percebi ser uma boa ferramenta de possibilidades para a Pesquisa Qualitativa.
Oi Livia, a triangulação é uma estratégia interessante para dar mais validade ao estudo. É aconselhável desde que seja pertinente ao objeto de estudo.
Muita clareza na definição dos aspectos para a ida a campo. Obrigado!
Segue, comentários acerca da aula e do texto: O trabalho de campo é fundamental para se conhecer a realidade dos atores envolvidos; Tive a oportunidade de utilizar a entrevista semiestruturada durante a coleta de dados da minha pesquisa, e uma das características principais desse instrumento é permear, de forma flexível, novas questões levantadas provocadas pelas narrativas das vivências dos entrevistados que sejam relevantes para os objetivos da pesquisa; O diário de campo, também é fundamental para descrever fatos que não serão captados pela gravação, ou de observações feitas pelo pesquisado e incluir percepções, questionamentos e informações que não são obtidas através da utilização de outras técnicas; Algo que considero importante, é realizarmos um pré- teste no intuito de garantir a qualidade do roteiro do guia para levantamento das informações da coleta de dados. Fiz um pré-teste piloto com oito mulheres em idade fértil, que é público-alvo da minha pesquisa. As entrevistas piloto revelou a existência de palavras desconhecida, assim houve a necessidade de simplificar alguns termos e favoreceu a melhoria do instrumento.
Muito bom professor!
Muito bom Profº Léo!!!
Gratidão pela atenção João Neto
Ótima explicação professor!!
Grato pelo retorno Paulo
O que se costuma apresentar na qualificação é o Projeto de Pesquisa, ou é algo além? Pois entendo que são exatamente estes elementos que estão sendo cobrados para minha qualificação, quais sejam: a introdução, que terá o contexto, limites da pesquisa, pergunta de partida, ou seja, o problema a ser pesquisado, objetivos etc.; a fundamentação teórica, que creio ser o marco teórico e conceitual utilizado; e a metodologia, com os instrumentos de coleta de dados e o passo a passo das atividades.
Observo que, como se falou em um esforço permanente de revisitar os objetivos do projeto, entendo que o ideal seria levar para a qualificação um projeto de pesquisa já bem explorado e trabalhado, seria isso? Em outras palavras, costuma-se levar para a qualificação um Projeto de Pesquisa que já se refletiu bastante sobre os objetivos e que se observa a harmonia desses objetivos com a pergunta de partida, com a metodologia etc. É isso?
Lendo o capítulo II do livro da Minayo, entendi que levamos para a qualificação todo o resultado da Fase exploratória da pesquisa.