- 2
- 173 699
João Batista
เข้าร่วมเมื่อ 10 ก.ย. 2023
Serra da Gardunha ( Castelo Novo ) - FPV Series 01
Voo de FPV sobre a serra da gardunha, em Castelo Novo, de uma perspetiva única e livre.
Sigam-me no instagram também: @o_pinhas
Sigam-me no instagram também: @o_pinhas
มุมมอง: 121
วีดีโอ
Aldeias Vazias - A luta pela sobrevivência no interior de Portugal (Documentário)
มุมมอง 174Kปีที่แล้ว
Cada vez mais, as aldeias rurais são abandonadas e acabam no esquecimento, tornando-se assim aldeias “fantasma”, consequentemente as suas culturas e conhecimentos acabam por cair no esquecimento. A crescente necessidade de melhores oportunidades, levam à mudança para cidades grandes. Este fenómeno tem provocado este acontecimento e a que acabam por levar estas aldeias ao esquecimento. A problem...
João moraria em Portugal, se fosse no Sítio, bem no interior mesmo. É caro um Sítio aí em Portugal?
Um lugar tão lindo , e muita história: parabéns
Muito triste ver os velhinhos em abandono, talvez a maior parte deles morem sozinhos em suas casa, e os que são casais quando um deles morrer, será um grande sofrimento para o outro, perder a única pessoa que ainda está ao seu lado durante tantos anos. Essas aldeias deveriam ter incentivo de se tornar produtores rurais e atrair jovens para trabalhar, ter ações e promoções culturais para movimentar as aldeias, atrair gente para lá.
Essa aldeia virou um asilo a céu aberto, os filhos abandonaram seus pais
Que pena o governo deveria incentivar as industrias as empresas a se instalar nesses lugarejos tão lindos , os jovens precisam de meios de vida senão tudo morrera .
A migração de pessoas para grandes cidades é um fenómeno que acontece em todos os países não apenas em Portugal. É um processo natural e irreversível e, como tudo, tem aspectos positivos e negativos.
Onde fica esse lugar? Q q aldeia por favor?
❤❤❤NÄO. È. QUESTÄO. DE. SOBREVIVÈNCIA, MAS. SIM. DE. SEGURANÇA. DE. PODER. TER. UMA. BOA. CASA. PRÖPIA. UM. AUTOMOVEL. MÄQUINAS. DE. TRABALHO. ABRIR. UM. NEGÖCIO. TER. UM. DINHEIRO. DE. RESERVA.
Temos milhares de aldeias desertificadas pelo nosso Portugal. Então quando Cvaco Silva tirou o transporte que era o comboio foi uma razia. Conheço bem muitas aldeias que funcionavam bem com comboio , pois deslocavam-se para todo lado, sem ele, foi um abandono total, graças a esse dito Illuminati , burro.
Amigo vi este vídeo aquando a sua estreia, o que tenho procurado pelo canal, achei finalmente, subscrito
Sao Paulo
Deixa os brasileiro descobrir está aldeia
Não são só as aldeias do interior que perdem população. As vilas e até algumas cidades do interior vão perdendo população. Ao longo dos anos têm encerrado linhas férreas, serviços públicos, bancos, correios e outras coisas mais. É impossível haver população jovem quando não há empregos. O interior de Portugal só é bom para pessoas reformadas pela sua tranquilidade.
Mesmo antes de visitar Portugal pela primeira vez em 2022, as Aldeias têm me tocado o coração, e hoje continuo com mesmo sentimento. Voltei a Portugal em 2023 e em março de 2024, gostaria muito de contribuir para que as Aldeias tivessem novamente muita vida, alegria e movimentos permanentes de desenvolvimento econômico e social. Sou brasileiro, mas amo os portugueses desde a infância. No Brasil presido a Associação Missionaria GSF GIDEÕES SEM FRONTEIRAS e Assembleia de Deus COMADESMA, no estado(Distrito) do Pará, cidade (Concelho) de Barcarena. Pr Elioenai Santos
Só encaminhando alguma industria,mas é muito longe do do centro de decisões
eu gostava muito de viver la
Não percebi onde ficar esta Aldeia...
Fantástico vídeo a mostrar a triste realidade da maior parte do interior do país. Esperemos que as políticas mudem e algo seja feito para mudar esta tendência populacional no interior de Portugal 🙏
Sou Luso braseiro e Amo Portugal
João Batista, parabéns gostei do seu trabalho. Continue, creio que você tem um grande futuro na área de audiovisual, talento não te falta.
Nos 50 anos do 25 Abril, esta é das coisas que mais se degradou. Portugal não investiu (não soube talvez) no interior. E é tão belo o nosso interior. Eu nasci em França mas vim para Portugal com 23 anos, ha 26 anos. Não troco este cantinho!
A primeira entrevistada a Sra. Piedade tem mesmo 84 anos??
so "working from home" e que pode socorrer esta tendencia
Gostaria de trabalhar e Mora em audeias em Portugal será que tem trabalho no campo aí . Gosto de viver no meio da natureza
Belo documentário
O governo precisa criar alternativas e incentivos para imigrantes e os próprios portugueses retornarem para as Aldeias... Um Povo que resistiu,lutou,venceu batalhas pelo seu território ...é impossível que não consigam reverter essa situação ...será mesmo que foi bom Portugal fazer parte da UE???
Parabéns pelo documentário de uma sensibildade incrível,lugares lindos!Abraço do RS,Brasil.👋👋👋
Sou brasileiro a viver em Vila Real. Simplesmente adorei a qualidade do documentário. Creio que estas aldeias devem ter tanta história e cultura. Entretanto com a perda de populacao, isto se vai.
Gostaria muito de viver nessa aldeia. Será que tem emprego? Escola p crianças? Hospital? Me encantaria viver aí.
Lindo nosso país
É fantasioso comparar essas declarações ( 3:10 ) de aldeão que sai de aldeia para grande cidade, porque aldeia em Portugal ou em qualquer outro país, difere sempre muito, entre cidade de Portugal ou qualquer outro país. Se fizerem em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha ou outros paises, entrevistas aos aldeões as respostas são idênticas. E é que nem precisam fazer esse tipo de perguntas, porque há por aqui na net, aquilo que se passa nas aldeias dos outros paises. Tal como sempre, algumas vezes as respostas são positivas mas não é preciso muito trabalho, para conseguir respostas negativas.
Como disse o Joao ROBALO ha falta de lojas. Mas tambem ha falta de medicos, e de centro de saude, de supermercados, de trabalho, de enfermeiros/enfermeiras, de farmacias, de escolas para crianças, falta de meios de transporte, falta de dinheiro e do essencial para a gente poder viver
O governo deveria pensar em meios de manter as aldeias ativas, seja criando meios de estimulo ao turismo ou de imigração para implementar fontes de renda e atrativos. Impostos baixos atraem indústrias também. Sei lá, agricultura, producao de vinhos e azeites... Usar a criatividade para nao se perder as aldeias.
Deus me livre e guarde, ir para este País. Que os viralatas zucas fiquei ai.
Gostaria de dizer a todos que nunca houve nenhum problema em receber estrangeiros em Portugal ❤. Agora, o que os locais são e o que os locais esperam do seu ambiente, a sua cultura ancestral, todos esses aspectos devem ser supremamente respeitados através da curiosidade histórica e social e adaptação. Essa curiosidade consiste numa interacção harmoniosa, amorosa, carinhosa, com esses locais, com os seus conhecimentos e artes, com a humanidade dos seus corações. Não são locais para se viver isolado, nem das pessoas nem da natureza, nem do mundo. Para ali se viver é preciso o saber que o permite. Essa calma que para tantos é aborrecida, é também aquilo que permite às pessoas dali um certo progresso espiritual, uns determinados avanços invisíveis, um certo fecho de contas com o passado e com o futuro, um aborrecimento poético... Estes aspectos do isolamento são a pérola da alma que se esconde do mundo vampiro onde habita, esse que espreita procurando oportunidades sem sentido, desesperado por refúgio, perseguindo o escape, de uma existência vazia que só é possível na agitação e confusão das grandes cidades. É conveniente lembrar que também nas cidades há muitas casas vazias. Todas elas têm dono humano com quem se pode falar. Para terminar gostaria de aliviar o tom depressivo da análise afirmando que "essa luta pela sobrevivência" não é de todo, uma batalha de pés descalços e navalhas, nem uma inquietação violenta. É talvez mais um resguardo que uma fatalidade. Um destino não definitivo que deriva das decisões de quem ali mora e de quem ali morou... Nem todas as portas abertas significam benvindo, nem todas as aldeias desertas significam o fim, nem todo o coração que não ama é ruim.
Morar em grandes cidades está fora de moda, é só transito, stress e o dinheiro é quase todo gasto para pagar a casa e o tempo gasto só para estacionar o carro. Hoje com Internet via satélite, trabalha-se em casa, as consultas medicas são via telefone ou skype, a única coisa que há que criar e desenvolver são redes de entrega de produtor e medicamento via drone e voilá, voltamos à boa vida junto da natureza e aonde se dorme de porta aberta!
Parabens pelo video! Muito bem feito!
Tenho sangue portugues e judeu
Bom para aposentados do mundo todo ir morar la
Incentivar o povo plantar legumes verduras flutas plantar oliveiras criar cabra ovelha gado plantar flores plantar um pouco de tudo
65% do paiz é abandonado quase ninguém mora nesta região
E vai ficar mais vazio o governo fez uma emenda na lei pai endurecer. A entrada de imigrantes brasileiros em Portugal
Não há médicos, não há acessos decentes, não há trabalho (a não ser que seja com cunha), custo de vida altíssimo, não incentivam os jovens a ter filhos... Quem quer viver assim? Nasci e cresci no interior, mas agora só lá vou para visitar os meus pais.
Todas são lindas. Se puder, queria conhecê-las.
Que tal se o pessoal que hoje reclamam do preço dos imóveis em portugal se mudassem para estas vilas ?
Agradeçam ao feminismo e à cultura degradante que tomou conta da Europa. Se há séculos atrás o islam era uma ameaça a Portugal e a europa,talvez hoje seja a única solução para que a europa nao desapareça do mapa...
A mentalidade moderna, de vida urbana e cosmopolita, apesar de grandes avanços materiais e técnicos, não tem a mesma abundância na produção de cultura. Aos poucos vão se esgotando o conteúdo tradicional, os sentidos de vida, as respostas, os valores, a segurança de uma habitação bem construída no mundo... Não somente tais vilas perdem a seiva de sua existência, mas também a vida humana.
Vou me mudar pra Portugal e levar a família toda, a família toda mesmo pra povoar essa aldeia
Otimo video!! Tocante e muito importante!
Coloca os refugiados morando ai, monta uma cooperativa para que todos possam trabalhar.
O que tem mais é refugiado e imigrante a querer trabalhar em Portugal 😂