- 9
- 5 679
Potedes Unifap
Brazil
เข้าร่วมเมื่อ 26 ต.ค. 2021
O Grupo de Pesquisa POTEDES (Políticas Territoriais e Desenvolvimento) foi criado com o propósito de estudar as relações entre políticas territoriais e desenvolvimento, com foco particular nas questões de cooperação transfronteiriça, político-geográficas, geopolíticas e nas estratégias baseadas em interações espaciais em zonas de fronteira. A gênese do grupo, em 2014, se deu a partir do interesse compartilhado em conhecimentos relacionados a estudos de fronteira, relações internacionais, geografia política, cartografia e demais temas pertinentes à região das Guianas. O objetivo central é analisar a implementação de políticas territoriais e sua influência no desenvolvimento econômico e social, enfatizando as implicações econômicas, sociais e ambientais geradas.
Economia circular e sustentabilidade em Oiapoque
Economia circular e sustentabilidade em Oiapoque
มุมมอง: 38
วีดีโอ
Palestra do Prof. Gutemberg Silva, com o tema: “Aspectos Geopolíticos da região das Guianas.”
มุมมอง 103 หลายเดือนก่อน
Palestra do Prof. Gutemberg Silva, com o tema: “Aspectos Geopolíticos da região das Guianas.”
Vídeo 2: Segundo dia de campo do Projeto Front Guianas. 09 de maio de 2024.
มุมมอง 165 หลายเดือนก่อน
Vídeo 2: Segundo dia de campo do Projeto Front Guianas. 09 de maio de 2024.
Lançamento Projeto Front Guianas #lançamento #FrontGuianas
มุมมอง 65 หลายเดือนก่อน
Lançamento Projeto Front Guianas #lançamento #FrontGuianas
Vídeo 1: Primeiro dia de campo do Projeto Front Guianas. 08 de maio de 2024.
มุมมอง 2266 หลายเดือนก่อน
Coordenação: Gutemberg Vilhena Apoio Técnico: Letícia Brito
A FRONTEIRA ENTRE BRASIL-GUIANA FRANCESA (FRANÇA)E A PANDEMIA DE COVID-19
มุมมอง 621ปีที่แล้ว
A FRONTEIRA ENTRE BRASIL-GUIANA FRANCESA (FRANÇA)E A PANDEMIA DE COVID-19
Atravessando a Ponte Binacional Brasil-França
มุมมอง 4.5K3 ปีที่แล้ว
O documentário aborda os impactos econômicos e sociais com a construção de ponte binacional entre Brasil e França na Amazônia.
Por baixo da Ponte Binacional Brasil-França
มุมมอง 2863 ปีที่แล้ว
O documentário aborda os impactos econômicos e sociais com a construção de ponte binacional entre Brasil e França na Amazônia.
A verdade é que a França vê o Brasil como um inimigo pelo seu liberalismo em fronteiras, imigração, comércio etc. A questão da extração de matéria-prima ilegal vai existir querendo ou não. Pra suprimir isso, os dois países deveriam trabalhar suas forças de segurança em conjunto, mas pelo visto, sequer há comunicação entre elas. A impressão que se tem é de que a França quer mitigar o povo franco-guianense de conhecer as riquezas do Brasil, se tentar pelo que temos e exigir o mesmo de seus governantes. A figura do chefe aduaneiro branco retrata bem a subjulgação da França em relação ao povo da Guiana Francesa. É notável que a ponte ficou no esquecimento, tanto que as condições de manutenção de tal representam bem isso. A ferrugem devora o aço, a oxidação devora o concreto, e a supressão do estado francês devora a qualidade de vida de ambas as populações que são impedidas de interagir sócio-economicamente devido a legisladores franceses que querem eternamente ver a Guiana como colônia de extração somente. Triste! O Brasil deveria cortar todas as relações com a França em medida de protesto a essa situação.
Pq o Brasil não invade logo😊
Muito interessante, parabéns!
Obrigado!
Eu também
É necessário um olhar com o olhar do outro... Ainda mais nas regiões fronteiriças... E ainda mais com o covid19 que alterou todo o funcionamento de tudo e todos, é de extrema necessidade melhor gestão econômica, social, ambiental, cultural, no caso do vídeo onde se trata da fronteira da Guiana Francesa(frança) e Brasil, ainda é a única fronteira com o Brasil que é necessario de visto, onde ambas poderiam se ajudar mutuamente... População de ambos, indigenas, todos sofrendo com a covid, com não poder comercializar, ter uma infra estrutura abandonada, onde nem os governantes fazem questao de agilizar suas obras e inaugurar, se sentem abandonados e com razão. O video nos mostra uma realidade que o restante do Brasil e as nossas outras fronteiras desconhecem.
O vídeo dá a oportunidade à reflexão para a população interiorizada do Brasil, que não conhece a realidade de quem vive próximo as fronteiras. Sabemos que as fronteiras brasileiras são desconectadas com o centro do país, faltando de tudo: infraestrutura rodoviária, saneamento básico, saúde, hospital, segurança pública etc. E só nos lembramos de fronteira quando a discussão envolve a Amazônia, como se lá não houvesse brasileiros, apenas a mata. Importante destacar que a ponte entre Brasil e Guiana Francesa nunca foi inaugurada por uma autoridade federal, a obra foi anunciada em 1997, quando Fernando Henrique Cardoso ainda era presidente. A construção só foi iniciada em 2008 e a sua abertura se deu somente em 2017. Por qual motivo? Ineficiência da burocracia e da política brasileira? O vídeo informa que houve atrasos na infraestrutura da aduana brasileira e destinação de recursos humanos. "A Guiana Francesa é a última área continental sul-americana que ainda pertence a uma ex-potência colonial. É um território ultramarino da França e, como tal, faz parte da União Europeia e tem o euro como moeda oficial. E a ponte prometia reduzir o isolamento que marca sua história. Agora, no entanto, muitos veem a moderna estrutura como um monumento à ineficiência governamental, à burocracia e às diferenças entre os dois países." BBC New Brasil, A ponte entre Brasil e Guiana Francesa que ninguém pode cruzar (2016). Além disso, a pandemia mostrou o lado mais cruel do Estado brasileiro, sempre ausente na garantia dos direitos da população de fronteira e durante a justificada necessidade, fazendo valer seu poder de coerção com o lockdown. Por isso a frase de uma das entrevistadas do vídeo me tocou tanto, quando ela diz: “Para a saúde não teve lockdown”. A questão que me fica é: Como desenvolver as fronteiras, especialmente da Amazônia, garantindo preservação da natureza e o desenvolvimento econômico das comunidades? www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160103_ponte_brasil_guiana_francesa_rb
Penso em ver ao vivo Está nos meus planos 😂
E aí, foi ?
Esse cara entrevistado, arrogante.
👏😍