- 176
- 74 349
Ex libris dHB
เข้าร่วมเมื่อ 20 ก.ย. 2007
วีดีโอ
O Cérebro e o Robô - Capítulo 6 e conclusão - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
มุมมอง 3812 ชั่วโมงที่ผ่านมา
O Cérebro e o Robô - Capítulo 6 e conclusão - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
Leitura é hobby de elite? Comentários sobre retrato da leitura no Brasil 2024
มุมมอง 39314 ชั่วโมงที่ผ่านมา
Hobby de elite?
Como recuperar relacionamentos em um mundo tecnológico?
มุมมอง 219หลายเดือนก่อน
A vida que buscamos de Andy Crouch #relacionamentos #cristianismo #tecnologia #redessociais @editoraheziom
A história das cidades, a maior invenção humana. Metrópolis de Ben Wilson
มุมมอง 173หลายเดือนก่อน
"A cidade representa o triunfo sobre a natureza". Será? #urbanismo #história
O Cérebro e o Robô - Capítulos 4 e 5 - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
มุมมอง 33หลายเดือนก่อน
@cristaosnaciencia
Tecnologias e Ensino - Grupo ABC² Edu
มุมมอง 49หลายเดือนก่อน
Palestra que ministrei para o grupo de educação da ABC²
Babel de R. F. Kuang
มุมมอง 128หลายเดือนก่อน
Tecnologia e magia em Oxford de 1830! (Sem spoilers) A magia/tecnologia em prol do imperialismo @intrinsecaeditora #literatura #ficçãocientifica
Primeira desindicação do canal: "Nexus" de Yuval Harari
มุมมอง 1.1Kหลายเดือนก่อน
#inteligenciaartificial #redessociais
Top 5 livros de C. S. Lewis.
มุมมอง 2652 หลายเดือนก่อน
@ThomasNelsonBrasil #cslewis #livros #cristianismo
O Cérebro e o Robô - Capítulos 2 e 3 - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
มุมมอง 752 หลายเดือนก่อน
O Cérebro e o Robô - Capítulos 2 e 3 - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
O espírito da esperança de Byung-Chul Han
มุมมอง 7302 หลายเดือนก่อน
O espírito da esperança de Byung-Chul Han
Engenheiros do caos de Giuliano Da Empoli
มุมมอง 1613 หลายเดือนก่อน
Engenheiros do caos de Giuliano Da Empoli
O Cérebro e o Robô - Introdução e Cap 1 - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
มุมมอง 873 หลายเดือนก่อน
O Cérebro e o Robô - Introdução e Cap 1 - Clube do livro do grupo ABC²-Tec
Melhores livros de não ficção francesa (de autores franceses e que escreveram sobre a França).
มุมมอง 1223 หลายเดือนก่อน
Melhores livros de não ficção francesa (de autores franceses e que escreveram sobre a França).
Melhores livros de autores franceses (literatura)
มุมมอง 1613 หลายเดือนก่อน
Melhores livros de autores franceses (literatura)
3 características do pensar cristão genuíno na era hiperconectada
มุมมอง 1253 หลายเดือนก่อน
3 características do pensar cristão genuíno na era hiperconectada
"Temor e Tremor" de Søren Kierkegaard
มุมมอง 3304 หลายเดือนก่อน
"Temor e Tremor" de Søren Kierkegaard
História e escatologia de N. T. Wright
มุมมอง 2164 หลายเดือนก่อน
História e escatologia de N. T. Wright
Dicas boas. Na verdade tudo é uma questão de disciplina e criar vergonha!
QUANDO SAI O DE 2024 ?
Creio que devemos ler respeitando as vírgulas , dando descanso ao texto e ao intelecto para assimilar o texto , necessário descanso .
JÁ LI E RELI TODOS DO HAN , Autor Top
Gostei 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que as pessoas não leem por desinteresse mesmo. As redes sociais dominam a atenção do BR. Eu tenho 3 empregos, cumpro até 12hrs de trabalho, e mesmo assim, leio de 8 a 12 livros/ano. E também sou pobre, rato de promoção.
Época de trevas sobre a França. Em pensar que foi disso que nasceram as democracias e aquele tal lema lá, irmandade, igualdade e franternidade. Curioso também que os caras se chamam de camaradas nessa história, tal como os comunistas fariam posteriormente na revolução russa. Acho que se inspiraram nesse livro.
Esse "A reader's companion", ainda não comprei pq é cara a edição importada pela Amazon, e também, porque acho que a Harper Collins vai lançar ele aqui no Brasil em algum momento no futuro. Eles já lançaram quase tudo.
@@japanintendista1023 é maravilhoso.
Ainda não li, mas já comprei esse livro
Concordo. Ótimas dicas
Desde que passei a viver em Portugal, nunca mais achei um livro caro no Brasil 😅
@@rafaelcassiano3305 uau
Parabéns pelo trabalho
Assim como o foco melhora com a prática da leitura, o mesmo acontece em ler em ambientes barulhento, com o passar do tempo o cérebro aprende a filtrar os sons externos. Até porque, se ficar esperando o momento ideal para começar a ler...
muito bom, Luiz! uma coisa que faço muito é sempre carregar um livro comigo. quando vou a pé para algum lugar e o caminho é tranquilo, gosto de ir andando e lendo rs. também quando vou à academia, aproveito pra ler durante as pausas dos exercícios (nesse caso o kindle pode parecer menos estranho hahah)
@@laylafischerr excelente. Também nunca saio de casa sem um livro!
Sobre indicação de livros. Creio que você vai gostar do livro O PODER E O DELÍRIO do jornalista mexicano Enrique Krauze. Esse livro é um raio X da ascensão de Hugo Chaves ao Poder na Venezuela; e explica a loucura de Chaves em achar que era o herói do século XXI. Na realidade, explica Krauze, que Chaves não passa de uma mistura de Mussolini com Perón. O que achei mais impressionante é a afirmação de que o próprio MARX, que critica o poder, não seria chavista.
Quero dizer também sobre o Livro Cem Anos de Solidão que também não gostei muito. Todos que conheço amam esse livro e tal, porém não me pegou.
Concordo com tudo que você disse no vídeo. Todos conseguimos tirar um momento do dia para ler. Eu sei que os preços dos livros estão salgados. E, sei também que as bibliotecas estão ficando em desuso nos dias atuais. Porém temos alternativas, como SEBO, eu adoro adquirir livros em sebo. Alternativa que indico para quem quer começar a adquirir livros novos com preços baixos e com frete grátis é na LIVRARIA do SENADO FEDERAL. Lá tem livros muitos bons, inclusive a História da Literatura Ocidental do CARPEAUX. Então é isso. Grande abs e adoro seu canal.
Pesquisas estatísticas, por amostragem, não devem ser tomadas como verdades absolutas, ou representações perfeitas da realidade. Só uma opinião de quem estudou e mexeu com estatísticas, devido minha formação em administração e a 20 anos trabalhando como profissional de educação (área administrativa de uma escola particular). O Brasil tem mais de 216,4 milhões de habitantes, que estão distribuídos de forma não uniforme, em 5.570 municípios em 26 estados + Distrito Federal A pesquisa abrange somente 5504 em 208 cidades. Uma amostragem que não sonha nem chegar perto dos 1% da população brasileira, que é imensamente diversa culturalmente, economicamente, em termos de formação educacional, etc. Eu indicaria que assuntos tão sérios deveriam ser avaliados apenas em pesquisa de escopo mais amplo, sendo incluída no CENSO por exemplo. Não digo que seja a intenção da equipe envolvida nessa pesquisa. Mas, pesquisas estatística tem mais sido ferramenta de manipulação política, fomentação de desinformação e polarização, do que realmente representações cientificas de seu objeto de estudo.
Como disse fui profissional de educação por 20 anos, tendo acesso a dados das secretarias municipal e estadual de ensino do RJ. Então sim, motivar crianças e adolescentes a lerem é um grande problema. Nosso sistema de ensino é defasado e antiquado. A imposição de livros e a cobrança de trabalhos, testes e provas relacionados a estes, contando contra a média bimestral, só gera nos alunos o sentimento de antipatia para com a leitura. Leitura não deve ser cobrada, não deve baler nota ou ser avaliada. Deve ser estimulada de forma lúdica, relacionada a diversão e entretenimento. O aluno deve entender o livro como fonte de prazer, não ansiedade. A minha questão é que a pesquisa faz várias afirmações e finca conclusões diversas conclusões, como se verdades factuais sobre toda a população brasileira, com base em uma amostragem de muito menos de um décimo de 1% da população brasileira. É o tipo de coisa que combatemos durante a p@ndemi#, pessoas pegando estudos soltos, com amostragens mínimas e resultados não testados por outros cientistas. E afirmando como verdades, vide caso da ozonoterapia, cloroquina etc. Da mesma forma que naquela situação, agora essa pesquisa também esta sendo usada para defender ou atacar narrativas, a conveniência do interlocutor. E já tem políticos propondo medidas e programas, questionáveis, com base nestes dados que não podem ser afirmados como representando a realidade. A atitude responsável, por parte deste instituto seria: gente achamos uns resultados alarmantes aqui. Mas, como a amostragem é muito pequena, vamos refazer a pesquisa com uma amostragem maior. E solicitar um agente terceiro de fazer uma pesquisa separada como contra-prova.
@@DistantKingdoms excelentes comentários. Agora, a derrocada dos leitores é algo que eu percebo na prática. Dou aula há 12 anos na universidade e, cada ano, a capacidade de leitura diminui. Inclusive um aumento de alunos que nunca leram um livro (eu sempre começo o semestre falando sobre livros e perguntando sobre hábitos de leituras). Talvez os números sejam até piores se se expandir a pesquisa. É só um retrato.
@@DistantKingdoms concordo. E também pensar em práticas públicas pra contornar...
Tem outra coisa: o tempo no transporte público não empecilho, é uma oportunidade. Na época que ficava duas horas por dia no ônibus, nunca li tanto em minha vida.
O ideal é isenção de impostos aos livros, tanto na produção quanto na distribuição e na comercialização. Na Lei Rouanet poderia ser inserida o financiamento de empresas na produção de livros, isso também ajudaria.
Essa pesquisa está errada. O percentual de quem não lê é de, no mínimo, 80%. Qualquer leitor percebe isso.
Vita activa! Estou lendo a Condição Humana e estou gostando bastante.
Ótimo vídeo!
Dados assustadores. Difícilmente sairemos disso se não for impulsionado na nova geração.
é triste essa situação, estou começando no ramo editorial em quadrinhos, e muita da perspectiva que prevalece é que a demanda é constantemente bloqueada pela oferta e pouco poder de compra, sei que quadrinhos e mangas são um pouco diferente devido a força da cultura pop, mas é pensado muito em como oferecer um produto de valor mais competitivo (o que já é algo difícil) e que o resto se encaminhara um tanto "naturalmente", nos últimos tempos até me desliguei para essa limitação cultural. de qualquer forma penso que as formas de mudar isso é com boas iniciativas dadas por bons indivíduos, acredito que ainda falta muito para eu contribuir para isso, mas iniciativas como o seu canal fazem parte da mudança, espero que continue crescendo e parabéns pelo trabalho.
Tem muitos vídeos discutindo essa pesquisa da diminuição de leitores. Apesar dos vários fatores econômicos e de tempo, há realmente muita ilusão e auto engano quanto a isso. Cai no que você falou: brasileiro não gosta de ler. É histórico! Não é por causa de tempo (quem quer ler, lê até no ônibus ou de noite), e não é porque o livro é caro. Quem realmente quer ler vai estar sempre em bibliotecas, vendo promoções de livros ou em sebos, e principalmente, não vai gastar 6 mil num Iphone em detrimento do livro, que é o que muita gente que diz que o livro é caro acaba fazendo. Se um livro de 200 páginas por 70 reais tá caro, e um Iphone de 6 ou 7 mil reais, não, então não temos uma questão econômica aqui, mas uma questão valorativa: o quanto um povo acha que vale o livro. Se ele vale muito pra nós, o preço não vai importar (como é o caso do Iphone), mas se ele vale pouco, até as promoções de 70% da Amazon serão insuficientes pra essa pessoa achar livro barato. E claro, há grande parcela de culpa na própria escola aí. Da influência negativa que esta tem sobre a leitura.
@@victorpetrarca2471 excelente comentário. Valeu, bem isso.
Da minha infância para cá, o que elitizou mesmo (para a tristeza geral da nação) foram os sebos. Concordo que não é hobby de elite, até porque os "ricos" também estão no bolo dos não leitores.
@@lucasmotta7928 eu fico até com raiva em sebos hj em dia. Haha. Difícil achar valor de sebo mesmo.
Verdade! Sebo não é tão mais barato.
cara é surreal que tem varios livros no sebo da minha cidade chegando a custar mais caro que em lojas como amazon.
@andreoliveira585 triste
O sebos estão com o mesmo valor dos shoppings, é triste.
Não creio que seja um hobby da elite, já fui catador de caranguejo, cortador de cana, ajudante de pedreiro e hoje trabalho na indústria como um simples operário assalariado, no entanto, esse ano eu já li 31 livros. Infelizmente a maioria das pessoas estão presas por coisas fúteis demais.
@@rogeriosantos1379 excelente!
Perfeito
Entendo teu caso, colega, e que bom que você cultiva tais hábitos. Mas, tu consegue ver que tal cenário não é dos mais favoráveis, ainda mais com o baixo incentivo social? Vejo a questão de classe/renda não como um impeditivo, mas certamente um dificultador. Mas, que sim, pode ser facilmentensuperado com um incentivo... agora, da onde viria esse incentivo? Sou pobre, mas tenho o hábito da leitura graças ao incentivo familiar, mas entendo que tal incentivo, por padrão, não custuma existir nos lares brasileiros. O problema não é renda, é incentivo. Agora, é claro que as famílias de renda mais baixa tiveram, em grande maioria, uma educação (prinicpalmente no que tange a educação formal) defasada demais para compreender o valor da literatura.
@@Caio_Gaia Falta muito incentivo sim mas acredito que uma das questões que mais prevalecem, é que muitos não veem qualquer sentido em ler, é tipo um "por que ler?". Nós que lemos sabemos o tanto de beneficios que isso nos proporciona mas a maior parte dos brasileiros simplesmente não veem qualquer sentido.
Estou lendo atualmente e agradeço pelo vídeo , me fez querer ler mais.
Obrigado pelo resumo!
Muito obrigado pela excelente resenha!
Cara , o livro começa com uma explicação de realidade objetiva, subjetiva e intersubjetiva . A partir daí ele fala sobre como a realidade intersubjetiva é criada através de histórias. Então ele conta histórias provocativas para te mostrar que a informação é passada errada e que a realidade intersubjetiva fica mesmo sendo erradas . O livro é fantástico, se você não leu o sapiens e homo deus sugiro que comece por eles .Esse TH-camr 😅 .
@@pedropellegrini7115 cara, eu li também o Homo deus e também não curti. Haha. Eu só me aventurei nesse pq toca em temas que me interessam como pesquisador. Mas é muito ruim. Nesta temática, tem muito outras coisa melhores
Obrigado pelo vídeo, excelente conteúdo.
Lewis é meu autor favorito. Desde que descobri ele, lendo um livro do Philip Yancey, fui atrás e nunca mais larguei. Já li os 4 primeiros que você citou e estou lendo Deus no Banco dos Réus agora. Da trilogia cósmica, amo Perelandra, o segundo, que está no meu top 5 da vida. Concordo que Lewis é acessível para qualquer crença, e acho que é isso que é atraente nele também, o domínio sobre o texto, a arte de escrever para qualquer público. Excelente vídeo meu amigo, parabéns!
Prefiro as notas no rodapé 😅
@@renatabdias mas aí iria tirar o foco..kkk
Creio que a vontade do Harari é entender como a informação foi sendo passada por fofoca desde os tempos mais primórdios. Não seria algo relevantes sentir-se ofendido por um ponto ou outro do livro que efeta emocionalmente a crença das pessoas. Não creio que ele está interessado nisso, mas apenas em "como a informação evoluiu e qual é o destino da informação" de um ponto de vista cético (o dele).
Excelente Resenha. Esse livro estava na minha lista, agora eu vou comprar 😊
Sempre ao longo da história surge do nada um escritor guru que abala o mundo. Curiosamente a mídia o lança ao auge da fama, da riqueza e da intelectualidade. As universidades o chamam para todo o mundo, a juventude o idolatra e no final, lá no final, alguma teoria dele é aplicada nas nações que só irão beneficiar meia dúzia de banqueiros ou financistas internacionais em detrimento das pessoas. Que bom, agora sei que não lerei esse livro.
Temática muito pertinente na atualidade. Parabéns pelo conteúdo
@@andreiacarwalho muito obrigado
Ja quero ler❤
Amei❤❤❤
3:20 pior que é algo bem mais simples. Você faz um acordo com a Niantic (Desenvolvedora do jogo) envolvendo, obviamente, dinheiro, e eles colocam uma "parada virtual" na sua localização, em que as pessoas podem realizar diversas ações do jogo, como comprar itens que atraem Pokemons ou facilitam sua captura. A questão é que, sendo um lugar que tem internet, vira ponto de encontro pra molecada, porque é um jogo que necessita de conexão à internet pra ser jogado. Ou seja, a molecada possui um "ponto" pra jogar sem ter que pagar dados móveis. Obviamente isso beneficia o dono do estabelecimento. Pra ser sincero, quando eu li a Zuboff dando esse exemplo no livro logo no começo, já vi que ela realmente tinha feito uma análise profunda do tema, porque eu sempre achei essa tática da Niantic bem inteligente (E maquiavélica kkkkkkkk)
@@morpheus9522 pois é...do mal mesmo
Interesse! O nome do livro já me chamou muita atenção “Robô selvagem” palavras que geralmente não costumam estar juntas. Obrigado pela indicação!!
Por onde você recomenda começar a ler e estudar sobre computação e tecnologia? Para quem nunca estudou sobre o assunto
@@danielqueiroga4282 de uma perspectiva ética ou mais técnica?
Faça um sobre o livro de Jó 🙏
Luiz, avisa o garoto do "Robô Selvagem" que a indicação me deixou bem curioso 👏
assaz agradável este acto de receber pelos livros comprados... de quando em vez alguns cá comigo "furam a fila"... tenha uma ótima leitura.
Comecei a leitura desse livro e gostei muito da sua análise. Sinto falta de assuntos assim, e de uma visão cristã da arte.
leia todos do Makoto. São livros sensacionais
Aos 07:30 você fala que ele está errado ao falar que veio de uma família do oriente médio. Mas esse não é o ponto. A bíblia comete erros graves na descrição do Gênesis segundo a ciência cara. Não estou dizendo que a Bíblia é mentira, mas para fazer uma análise seria sobre a realidade, não podemos tomar muitos das passagens da bíblia como sendo corretas. Com certeza existe coisa boa na bíblia, mas hoje sabemos que muita outras coisas não são boas assim. #paz
A bíblia não é um livro de ciências, ela é a história da salvação. Não teria como Deus falar como funcionava o DNA ou a formação do universo para um povo nomade e simples daquela época. Muitas descrições são fenomenológica, a maneira como era percebida pelas pessoas. E muita coisa que temos no Antigo Testamento, como sacrifícios,.por exemplo, foi cumprido em Jesus. Por isso não sacrificamos mais animais. Isso e muitas outras coisas. Tem gente que julga a Biblia pelo que está no Antigo Testamento,.mas nao compreende que muita coisa foi cumprida em Jesus. Veja, cumprida, não invalida. Portanto, com essa visão, temos um documento ético incomparável.
Harari tá combatendo as ideias que surgem das pessoas que usam a Bíblia para negacionismos científicos diversos. E também os que usam a Bíblia para "desmentir" a ciência, crendo que a Bíblia é mais certa com relação à natureza do que investigamos usando ciência. Fococas em cima de fococas que se tornam verdades.
Parabéns pelo vídeo, está excelente! Zola é meu autor favorito e tem outras obras excelentes. Se tiver interesse em conhecer algumas, deixo o link para a playlist do autor no meu canal: th-cam.com/play/PLSRBTrM3FrUm_2wgj_GK3iEax-ocZdlte.html