- 9
- 40 459
Dra. Ana Rosa Aguiar | AUTISMO ADULTO
เข้าร่วมเมื่อ 9 ต.ค. 2023
Médica clínica e psiquiatra, mãe, autista com altas habilidades/superdotação, 14 anos de experiência em TEA em ADULTOS.
CRM 52842540 RQE 26600
CRM 52842540 RQE 26600
RELAÇÕES ABUSIVAS E SOLIDÃO NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM ADULTOS
RELAÇÕES ABUSIVAS E SOLIDÃO NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM ADULTOS
มุมมอง: 5 389
วีดีโอ
A SOLIDÃO no ESPECTRO AUTISTA e a INVALIDAÇÃO
มุมมอง 16Kปีที่แล้ว
A SOLIDÃO no ESPECTRO AUTISTA e a INVALIDAÇÃO
A dor do TEA ADULTO em MULHERES e o colar de girassol 🌻
มุมมอง 2.4Kปีที่แล้ว
A dor do TEA ADULTO em MULHERES e o colar de girassol 🌻
RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE DIAGNÓSTICO DE TEA
มุมมอง 1.3Kปีที่แล้ว
RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE DIAGNÓSTICO DE TEA
DEPRESSÃO E AUTISMO ADULTO: Uma perspectiva aprofundada
มุมมอง 4.9Kปีที่แล้ว
DEPRESSÃO E AUTISMO ADULTO: Uma perspectiva aprofundada
DIAGNÓSTICO E O FUTURO (AUTISMO EM ADULTOS)
มุมมอง 3.5Kปีที่แล้ว
DIAGNÓSTICO E O FUTURO (AUTISMO EM ADULTOS)
Dando um feedback, estou investigando meu cenário com o Dr. Gabriel, tive minha primeira consulta essa semana e simplesmente nunca me senti tão acolhida e entendida. Parabéns pelo trabalho q estão se dispondo a fazer. Tenho certeza que no fim da investigação, independente do resultado, estarei melhor do q iniciei.
Qual é a pessoa autista que não gosta da solidão? Mas para viver precisamos de dinheiro. Então aprenda regra de etiqueta. Para a familia se forem gente boa ok. Se não forem ignore.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Jiddu Krishnamurti
Alguém da Bahia aqui que saiba de um(a) psiquiatra, psicólogo, neuropsicólogo, clínico geral ou neurologista que seja do espectro autista e atenda na Bahia?
A Dra. Ana Rosa atende em qual cidade? Queria muito que fosse na Bahia.
Ótimo depoimento, me fez sentir representado.
vc tocou num ponto muito interessante, depressão não é falta de fé, discutimos isso também la na igreja que sempre incentiva as pessoas a aceitar que tratamento psicológico é tão importante quanto os outros tratamentos, eu tive sem saber e consegui aos poucos sair dessa situação justamente me voltando pra um dos meus mais importantes hiper focos, que é na area da arte, que diz muito sobre quem eu sou e a busca que eu tive sobre isso me fez chegar tambem ao diagnostico depois, mas de inicio foi o simples voltar a acreditar no meu desenho e reconhecer o quanto a arte representava pra minha vida foi o primeiro passo pra sair da vontade do que vc cita no video que nao gosto nem de dizer e que tambem por causa da fé eu me recusava a aceitar fazer esse negocio que alguns infelizmente ...enfim ja deu pra entender ne?
eu ja desconfiei que tive depressão varias vezes, com essa descrição e minha recente descoberta de dupla excepcionalidade eu vi que ta tudo batendo com momentos que tive na minha vida que duraram meses se nao chegou a um ano ou mais, graças a Deus consegui sair dessa mesmo sem ter tido diagnostico na epoca e me sinto bem melhor apos começar a me entender um pouco, quando procurei diagnostico foi pela identificação com a personalidade de super dotado, eu estava tão mal que nem me considerava pelas habilidades, que sempre senti ter mas não me via realizar tudo que almejava com meu potencial, acabei descobrindo o autismo e o tdah junto com ah/sd sem nunca ter cogitado autismo na minha vida, é muita coisa pra me adaptar sabe mas o peso diminuiu de algumas coisas apesar de ainda não ser fácil, esses dias descobri que um dos meus modos de passar mal era uma crise sensorial, tantas vezes que tive isso, era quase diário indo estudar longe pegando onibus lotado, tantas coisas que enfrentei sem fazer ideia ser do autismo e por isso mesmo sei que há esperança , que podemos viver melhor e não devemos ceder a rigidez
Concordo plenamente com você 😢😢😢
99% da minha família me odeia, simplesmente por eu existir
e QUE CORAGEM MENINA.....DE SE COLOCAR COMO MÉDICA E "SER HUMANO"....UAU...MIL PARABÉNS !!!!! Não é por que vc é psiquiatra que é uma "deusa" e não tenha problemas e não lide com seu autismo....Vc se coloca como uma "mortal" e os médicos ...qualquer um, quase sempre, querem viver ENCLAUSURADOS num castelo mental PARADISÍACO que eles mesmos criam ....A comunidade médica é bem fechada em relação a vida pessoal. E vc não.....Vc vem e desce do saltooooo e tem a coragem de dizer - "Olha , eu tb tive problemas com minha mãe......com outros etc....Não se sinta só !!!! " Tem noção do quão revolucionário é isso partindo de um médico no Brasil???? Ou de um psicólogo sei lá?...dizer - 'Não, não tenho as respostas prontas' etc.....Isso deveria ser o óbvio? só que não é..... Sim, psiquiatras são SERES HUMANOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS....PONTO. Vc é a primeira , e talvez, seja a única que vou ouvir dizendo isso......Muitos dos seus colegas vão dar a desculpa - " Ah ...ela é autista e então ela pode " kkkk Ainda bem que vc podeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee....Todos deveriam poder...
Eu te vi no Lutz ontem....Saiba que você representa muitos de nós. Vc é corajosa e seu pai também foi quando veio sozinho para o Rio trabalhar ... Os da sua família que pudessem realmente te enxergar, enxergar o trabalho importante que você realiza por milhares de autistas adultos perdidos, sem um laudo, sem um norte , com os mesmos problemas ou problemas semelhantes aos seus? Bom, os que enxergassem se orgulhariam de serem seus parentes. Você não deixa de demonstrar essa garra nordestina de lutadora ....Impossível para um autista nível 1 NÃO SE IDENTIFICAR ....Obrigada pela sua representação. Vc tocou num problema QUE NINGUÉM TOCA...SOLIDÃO , INVALIDAÇÃO FAMILIAR ...VC É ..A DIFERENTE.....A ESQUISITA , VC É FRESCA.....ESSAS COISAS NEM EXISTEM ETC....ALGUÉM PRECISA FALAR PELOS ADULTOS...
Sou Advogado, fui diagnosticado com TEA, estou aqui para ajudar conforme for necessário... conte comigo
Puxa. Nunca imaginei... parabéns pela exposição de grande valor e qualidade
Gratidão e obrigado pelo conteúdo acolhedor e representativo.
COMO EU ENTRO EM CONTATO COM porque tenho uma filha com vinte e quatro anos e tenho certeza que ela é autista
Voce me tocou fundo, dRa Ana. Experimento esse afastamento e esta solidão. Obrigada por dar visibilidade a isso.
Dr. Você me emociona muito.
Todos que julgam acabam passando depois, seja com filhos, netos ou com elas mesmas, essa é a lei da vida.
Você ajuda muita gente, é uma inspiração para uma imensidão de pessoas que precisam de você.
A solidão machuca a alma.....o autista está condenado a solidão eterna ?!
Queria encontrar esse video sobre hiperfoco maior, medio, etc... =~~
Obrigada menina linda e competente! Fique bem! Deus te abençoe! 👏👏👏❤️🌹🥰
Eu entendo tudo isso. E tudo o que você fez e muito precioso. Não se preocupe demais. Siga leve, tudo o que é certo é sofrido, demorado,. E vc tem ajudado muito. Pode crer.
Sua voz é tão linda!!! Acalma o coração.❤
Estou me recuperando do 5.o colapso, só assim resolvi lutar pelo meu diagnóstico e assumir os meus limites e traçar ações para melhorar minha saúde, hoje, sou diagnosticado, mas estou com medo de ter que voltar e não quero voltar a extrapolar meus limites e me colapsar.
6:50 atenção a detalhes (funcionamento espectro) - desligar - lentidão - palavras
3:58 dor de enxaqueca - sensibilidade do sistema neurológico - ardência- perda de controle - choro/ grito x shutdown (dissociar) Muito grata por compartilhar!
Ouvi e conheci, ontem, eu me identifico. Graça Natal/RN.
Nossa, eu não tenho diagnóstico, porém após seus vídeos tenho me identificado. Eu fiz uma mudança pessoal no sentido de fazer as coisas que eu quero após um câncer de mama . Foi o meu gatilho pra ser eu mesma. E neste seu vídeo eu me vi novamente. Eu provoco gatilhos nas pessoas, como se eu espelhasse a imagem delas que elas não querem ver. Meu último término de relacionamento foi exatamente sobre isso.
Me sinto sozinho, dói muito. Desde a pré adolescência, sinto que nasci pra ficar só, sinto que eu não mereço amigos ou amor, pois sempre quando tentei demonstrar sentimentos fui visto como estranho, louco e esquisito. Ultimamente venho pensando em não cuidar mais da minha aparência, apenas da saude para pelo menos trabalhar e sobreviver.
Para receber investimentos no brasil hoje, vc tem que fazer um "consorcio" com a esquerda brasileira, ou esse pessoal vai virar as costas e tentar te prejudicar de todas as formas. Os "direitos" individuais no Brasil, são propriedade da maquina deles.
Fantástica!
Eu tô ainda um pouco assustada… cheguei em tudo isso, em toda a informação que tô acessando agora a partir de um suicídio de uma pessoa autista. Refleti muito sobre toda a situação - e ainda estou nesse processo -, identifiquei familiares próximos que podem ser autistas tbm. Em uma das sessões com a psicóloga com a qual tô me tratando mais recentemente e, em meio a assuntos totalmente outros, ela citou um caso de uma paciente dela, percebida por ela como autista e, segundo ela, no teste neuropsicológico, feito pela minha psi (que é terapeuta cognitivo-comportamental e neuropsicóloga), saiu a conclusão de que de fato aquela paciente é do espectro. Com o relato da minha psi p mim, eu desconfiei q ela pudesse ter visto alguma coisa em mim que indicasse o TEA tbm… e perguntei se ela viu algo em mim no sentido desse transtorno. E ela me disse que sim, “um pouco”. E citou algumas coisas já ditas por mim nas sessões de terapia. Fiquei bem chocada. Eu tive o diagnóstico do TDAH pelo psiquiatra em julho, mas logo na minha segunda sessão com essa psi (em março), ela me apontou que eu poderia te lo, agora, possivelmente mais um transtorno… Que loucura! Me senti muito representada nas palavras da Dra Ana, tanto por esse vídeo, quanto no podcast que ela participou. Parece tudo muito louco, ao mesmo tempo que muita coisa passa a fazer mesmo sentido…
Esqueceu de dizer uma coisinha...nao brinque com pessoas inteligentes...
Mim ajude eu tenho um filho autista nível um e tenho muitas características passei por muitos problema psicológico ninguém da família acredita se eu tenha. Altismo
Pessoal, não tenho acesso a essa conta. Novo canal: www.youtube.com/@draanaaguiar
Pessoal, não tenho acesso a essa conta. Novo canal: www.youtube.com/@draanaaguiar
Pessoal, não tenho acesso a essa conta. Novo canal: www.youtube.com/@draanaaguiar
Pessoal, não tenho acesso a essa conta. Novo canal: www.youtube.com/@draanaaguiar
Fiquei me perguntando, pq não gravou mais.. muito bom saber que tem outro canal. Valeu!
Pessoal, não tenho acesso a essa conta. Novo canal: www.youtube.com/@draanaaguiar
Bom dia Doutora bom início de semana pra nois
O que é isso mesmo TEA?
Transtorno do espectro autista
Não fui atrás do diagnóstico de TEA, apesar dos médicos que diagnosgicaram meus filhos de 12 e 18 anos perceberam que sou diferente. Eu tenho diagnósticos: - TAB e Depressão desde 2011 - Artrite, Fibromialgia e Síndrome de Sjögren desde 2013 - LES(Lúpus Eritematoso Sistêmico) - Transtorno de ansiedade generalizada em 2021. Sou de dificil comunicarão, já estou na menopausa e fiz 49 anos dia 20 de Agosto. Ando sentindo muitas dores nas pernas, ombros, coluna e mãos ultimamente. Vou procurar CIPTEA para meus filhos e im diagnóstico exato para mim.
Tenho 3 filhos de 25/18/12 anos. Só os 2 mais novos foram diagnosticados com TEA. O mais velho não é filho do mesmo Pai dos mais novos. Nycollas(18a) é autista nível 2/3 de suporte com Fobia Social Severa, Depressão, Transtorno de ansiedade generalizada e Distúrbio do sono. Esta no último ano do Ensino Médio, mas está afastado das atividades escolares. A Escola nos ajuda muito mandando as atividades para ele fazer em casa. João Guilherme(12a) além do TEA nível 1 de suporte ele tem dislexia, epilepsia, transtorno das atividades e escolares, Distúrbio do sono, transtorno de ansiedade generalizada e gagueira. Ela já vai na Escola, só esse ano conseguiu ser alfabetizado, está no 6° ano e tem Professora de Apoio, AEE e reforço no 6° horário. Meu psiquiatra acha que eu tbm estou dentro do Espectro Autista. Desde 2011 tenho diagnóstico de TAB- Transtorno Afetivo Bipolar, já tentei suicídio 2vzw, depressão e em 2021 tive diagnóstico de TAG. Eu nunca tive um relacionamento saudável, não tem amizades, tenho 49 anos e não tenho profissão, não fiz faculdade e vivo uma relação tóxica há 8 anos(não tenho filhos com ele), ele se vitimiza, grita muito comigo, sempre que chega do serviço diz que eu tô com cara de💩, se faz algo errado e vou cobrar ele vira o jogo e joga para cima de mim... Minha vida é uma farsa, nunca um relacionamento amoroso saudável, amizades saudáveis, sempre fui considera a esquisita a metida da turma. Só pq eu nunca fui de conversar muito. Hoje entendo tudo na vida dos meus filhos antes dos diagnósticos e se eu tbm for diagnosticada com TEA, vai fazer total sentido. Na primeira série primária eu entrei sabendo ler aos 7 anos, mas aprendi a ler aos 5 anos. E isso incomodava a professora que não gostava de mim. Ela tinha mania péssima de dar adjetivos aos alunos. Os que ela gostava dava bons e que não gostava dava ruins. Um dia chegou meu dia. Ela disse que eu era uma criança feia, esquisita, tinha cara de pobre e de quem não seria nda na vida. Só contei para minha quando saí da Escola😢 Gratidão pela sua existência Doutora, conheci a Senhora do PodCast do Lutz❤
Gratidão Dr.Ana sempre nos ajudando mesmo nos limites extremos😢 sei bem como se Sente , fazemos parte da mesma trajetória TEA em Mulheres 💗 saiba que a sr. E muito Necessária na nossa Vidas 💚 me indentifico Denais com seus relatos e admiro sua Capacidade de nos Representar 🙏🏻
Estou amando te ouvir.
Sempre me senti estranha.
😢
Penso assim também Concordo com suas palavras Não tenho medo da solidão Detesto a mentira