Artur Manuel Freire Caetano da Silva
Artur Manuel Freire Caetano da Silva
  • 3
  • 233
"EPOPEIA" (Filarmónica Fraude) - CORO MISTO CANTO FIRME E OUTROS MÚSICOS
No ano de 1969, final de uma década ao longo da qual Portugal suportou uma guerra colonial, com a qual hipotecou a vida de várias gerações, apareceu em Portugal um conjunto rock de jovens que respondiam pelo nome de Filarmónica Fraude e que constituiu um curto mas intenso fenómeno de popularidade e adesão do público.
Filarmónica Fraude produziu canções que alinhavam pela corrente estética do chamado rock progressivo, com uma cor de raiz folclórica, utilizando uma temática de crítica social, numa linguagem de um certo humor e de muito sarcasmo.
Todos os registos sonoros da Filarmónica Fraude datam de 1969, espaço de tempo em que registou vinte temas para a etiqueta Philips distribuídos por dois EP’s e um álbum em formato Long Play, “Epopeia” (letras de António Pinho, música de Luís Linhares), o qual foi o primeiro álbum conceptual de originais em português, centrado numa visão crítica da história dos descobrimentos enquanto perspetiva alegórica da própria guerra colonial, numa produção de Luís Vilas-Boas e João Martins.
Em 2020, fizeram cinquenta anos da receção de “epopeia”, cuja revisitação e respetiva apresentação pública então, a pandemia não permitiu.
Luís Linhares, compositor da música de “epopeia” e diretor artístico do Coro Canto-Firme (como António de Sousa), decidiu então reescrever uma versão coral do álbum de 1969.
Esta nova versão de Epopeia, mantém a sua identidade original de rock progressivo, utilizando uma formação semelhante à própria FF, sobre a qual se desenvolve uma nova textura coral, envolvida por partes solísticas instrumentais.
Assim chegámos ao concerto “Epopeia, da Filarmónica Fraude, “Versão Rock | Coral”, que se realizou em Tomar, nos dias 5 e 6 de Julho de 2023, no Convento de Cristo, durante a Festa dos Tabuleiros.
Estando nós em vésperas da comemoração do 25 de Abril que, entre outros factos, permitiu o fim da guerra colonial e atendendo à procura e ao êxito dos concertos realizados no Convento de Cristo, decidiu o Coro Canto Firme que, no seu Plano de Atividades de 2024, deveria contemplar a realização de mais apresentações do concerto “Epopeia, da Filarmónica Fraude, “Versão Rock | Coral” como forma de contribuir para as Comemorações da Revolução dos Cravos.
Não sendo a qualidade de som e imagem obtida pela gravação ao vivo a que pretenderíamos atualmente editar, apresenta-se, a “título promocional”, este vídeo com alguns apontamentos de um dos espetáculos realizados no Convento de Cristo durante a Festa dos Tabuleiros 2023.
มุมมอง: 68

วีดีโอ

CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMARCORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR
CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR
มุมมอง 1112 ปีที่แล้ว
FRANÇA VINCENNES 23 Junho 2019 - PARTE 2 CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR MAESTRO ANTÓNIO DE SOUSA
CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMARCORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR
CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR
มุมมอง 552 ปีที่แล้ว
FRANÇA VINCENNES 23 Junho 2019 - PARTE 1 CORO MISTO CANTO FIRME DE TOMAR MAESTRO ANTÓNIO DE SOUSA