- 156
- 49 405
Crislane Azevedo
Brazil
เข้าร่วมเมื่อ 29 มี.ค. 2019
Canal da Profa. Crislane Azevedo
Tema central de discussão: "Educação e diversidade"
Professora, pesquisadora e palestrante
Contato: crislaneazevedo@yahoo.com.br
Tema central de discussão: "Educação e diversidade"
Professora, pesquisadora e palestrante
Contato: crislaneazevedo@yahoo.com.br
วีดีโอ
Sexualidade: príncipes e princesas (relações de gênero)
มุมมอง 692 ปีที่แล้ว
Temas relativos à relação entre educação, diversidade e educação inclusiva. INSCREVA-SE e ATIVE o sininho das notificações para ser informado(a) dos próximos vídeos do canal. #gestãoescolar# #formaçãodocente# #educaçãoediversidade# #educaçãoinclusiva# #educaçãoesexualidade#
Cyberbullying
มุมมอง 522 ปีที่แล้ว
Temas relativos à relação entre educação, diversidade e educação inclusiva. INSCREVA-SE e ATIVE o sininho das notificações para ser informado(a) dos próximos vídeos do canal. #gestãoescolar #formaçãodocente #educaçãocediversidade #educaçãoinclusiva #Bullying
Educação e realidade aumentada (tecnologias)
มุมมอง 602 ปีที่แล้ว
Lins citados no vídeo: (High Quality) How to use Fashionista - The New Webcam Social Shopper - 1:14’ th-cam.com/video/ZnBcqV9POkY/w-d-xo.html Protótipo Realidade Aumentada (6dof) - 1:15’ th-cam.com/video/aSd3ziiBEoI/w-d-xo.html Realidade Aumentada - SF4Demo - 0:46’ th-cam.com/video/_eHBU6IHFCw/w-d-xo.html Exposição arqueológica exibe peças encontradas em obra de São Paulo - 2:04’ g1.globo.com/j...
Bullying na escola e o lidar com as famílias
มุมมอง 742 ปีที่แล้ว
Bullying é, em grande medida, uma não aceitação das diferenças. Por isso, em um canal cujo foco são discussões sobre a relaçção entre educação e diversidade, o assunto está presente. #educaçãoediversidade# #violêncianaescola#
Dislexia e déficits nas funções neuropsicológicas
มุมมอง 2192 ปีที่แล้ว
Há diferentes tipos de dislexia: fonológica, superficial e mista. Todas elas se ligam a déficits nas funções neuropsicológicas. Disfonética ou Fonológica (auditiva): Caracterizada por dificuldades na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão grafema-fonema e possível disfunção no lobo temporal. Diseidética ou Superficial (visual): Caracterizada por dificuldade no processamento vis...
O cérebro e a tomada de decisões na adolescência
มุมมอง 2202 ปีที่แล้ว
A reforma do ensino médio requer do adolescente uma tomada de decisão com repercussões que podem comprometer o seu futuro próximo. Aos 15 anos não se está pronto em termos cerebrais para definir futuro profissional, por exemplo. Trata-se de um momento, também, em que há uma enxurrada de hormônios e às vezes problemas de identidade. Pensar sobre isso é condição para a promoção de uma educação in...
Transversalidade: situações para aplicação
มุมมอง 792 ปีที่แล้ว
Transversalidade: situações para aplicação
Dislexia - um pouco do quadro sintomático
มุมมอง 542 ปีที่แล้ว
Dislexia - um pouco do quadro sintomático
Educação brasileira - um pouco sobre a década de 1930
มุมมอง 1472 ปีที่แล้ว
Educação brasileira - um pouco sobre a década de 1930
BNCC - cronologia e sistemática de formulação
มุมมอง 952 ปีที่แล้ว
BNCC - cronologia e sistemática de formulação
Educação ambiental - ensino formal e formação de professores
มุมมอง 5692 ปีที่แล้ว
Educação ambiental - ensino formal e formação de professores
Técnicas de mediação de conflito na escola
มุมมอง 4492 ปีที่แล้ว
Técnicas de mediação de conflito na escola
Palestras e programas informativos no combate ao uso de drogas na escola
มุมมอง 552 ปีที่แล้ว
Palestras e programas informativos no combate ao uso de drogas na escola
Oi Cristiane boa noite! Minha filha tem dislexia! Eu posso ter um horário com vc? Vc atende? Como seria?
Ficou bem claro pra mim que tentar terminar um estágio apenas para cumprir o currículo é auto enganação, é uma mentira pra si mesmo, que custa caro para o aluno que será orientado por um profissional ( que aderir a essa opção de apenas cumprir prazo) que será apenas ‘mais um”, entre muitos que são considerados como “carrapatos do estado ” Eu estou muito feliz e satisfeito de ter conhecido essas aulas ( mesmo sendo de outra instituição) . Tudo isso abriu minha mente pra cumprir cada hora e prazo do estagio pra que eu possa ser um diferencial e também para minha moral e ética! Obrigado professora Crislane Barbosa, além de bela és direta e fala mesmo “ na lata”. vê-se que um exemplo profissional
Ainda é um grande problema, estagiários assustam os professores que não se sentem à vontade na presença dos estudantes.
Exatamente 👏🏾
Que vídeo legal, parabéns 👏
Massa esse vídeo. Parabéns
Que vídeo maravilhoso!
Aula maravilhosaaaaa, eu simplesmente amei, assisti duas vezes 🥰 irei assistir mais vezes, estou estudando neuropsicopedagogia, não é uma area facil, minha vontade de aprender é imensa, muito obrigada por essa aula, existe apostila desse conteúdo?
Com os avanços do sistema tecnológico online, o gestor e coordenador agilizam os trabalhos e entrega em tempo hábil.
ótimas reflexões! a orientação nos estágios permite uma experiencia mais completa sobre o desenvolvimento do docente em seu oficio, bem como suas limitações, deveres, responsabilidades e etc... caminhos que ao serem percorridos, serão inestimáveis para o desenvolvimento de um profissional íntegro, solene e crítico. obrigado por compartilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar!!!
Importantes levantamentos acerca da prática de ensino, ditas de forma tão sucinta e esclarecedora e regadas por uma ótima oratória! Muítissimo importante essa introdução ao estágio supervisionado, pois traz diversas reflexões acerca do sentido histórico por traz do estágio e sua importancia para o desenvolvimento dos professores. Grato, professora.
acredito que a universidade ainda segue distante das escolas, o licenciando passa 3 anos sem tem contato com a escola, ai quando chegamos nos estágios querem que a gente faça coisas que a gente nunca fez, tipo elaborar projetos, minicursos, palestras entre outras coisas. As disciplinas de praticas docentes ainda estão voltadas para a parte teórica, deveriam focar no básico, deveriam nos ensinar como elaborar um plano de aula, ate mesmo a forma de falar em sala de aula, etc. Só vemos essas coisas nos estágios
Vídeo tão bom quanto o primeiro, me ajudou muito com minhas dúvidas.
Ótimo vídeo para introdução da disciplina, sanou muitas dúvidas sobre a parte inicial dos estágios.
A proposta do vídeo é interessante, porque define bem o que vamos fazer a cada estágio durante 2 anos.
Esse tópico foi mencionado em sala, mas desde a primeira vez que assisti o vídeo fiquei pensando sobre as inteligências artificiais e os trabalhos escritos. Confesso que não apoio inteligências artificiais do jeito que estão são construídas e utilizadas atualmente, mas creio que devemos conversar mais sobre isso durante a formação. Nós, da licenciatura, vamos sentir os efeitos dessas ferramentas não só no ambiente acadêmico como também escolar. Imagino que vá ser um assunto recorrente nos momentos de diálogos em sala, especialmente nos estágios 3 e 4
Importantíssimo seu vídeo, para termo conhecimento das mudanças que ocorrem durantes os anos, em relação aos estágio supervisionado e práticas de ensino.
Um dos pontos mais importantes no vídeo é essa diferenciação das práticas de ensino para o estágio supervisionado com uma linguagem clara.
Eu não imaginava que os Estágios eram tão importantes, e, sobretudo, complexos. Desde a observação no Estágio I, até a participação da vida escolar do dia a dia nos outros estágios subsequentes, e também com a possibilidade da elaboração de futuros projetos de pesquisa voltados ao Ensino.
O vídeo no geral foi muito esclarecedor sobre a importância do Estágio I na formação de futuros docentes, principalmente em relação ao papel em que o discente tem como observador dos aspectos da atuação em sala de aula, não somente como um mero espectador.
Sávio Ortega da turma 01 presente. Parabéns profa, nenhuma dúvida aqui.
Sávio Ortega da turma 01 presente. Parabéns profa, nenhuma dúvida aqui.
muito instigante a discussão final
nenhuma dúvida por aqui, muito elucidativo
Olá, professora Assim como o vídeo anterior, esse também foi muito esclarecedor. Achei ótimo poder ter uma noção do que esperar dos 4 estágios e como cada um deles auxiliam de uma maneira diferente no processo formativo como docente alinhado ao projeto de pesquisa.
Olá, professora Achei este primeiro vídeo de muitíssima importância para quem vai começar a pagar o estágio supervisionado, pois, além de esclarecer dúvidas, também trouxe pontos importantes para visualizarmos dentro de uma contextualização histórica, os caminhos que foram dados para atingir a obrigatoriedade das 400 horas de estágio supervisionado.
Vídeo muito útil e esclarecedor! ✅
Ótimo vídeo. Estou iniciando estágio I e assim como ocorre na maioria das novas experiências, fiquei imersa em dúvidas. As informações contidas em ambos vídeos, certamente, será um conteúdo que irei revisar mais vezes.
Adorei o vídeo! É muito bem explicativo, ainda mais sobre a importância do estágio para o aluno licenciando e o projeto de pesquisa.
Muito bom professora! E ver como foi a formação para essa prática ao longo dos anos, nos esclarece algumas dúvidas, como por exemplo, do motivo de ter se tornado essa carga horária de 400 horas!
A verdade é que, o modelo de estágio supervisionado é extremamente integradora. Faz com que os licenciandos assumam decisões, escolhas a partir de uma simples observação, por ora. Confesso que, não será fácil não compartilhar as ideias e também questionar determinadas aulas/didáticas, mas acredito que a discussão será proveitosa em sala de aula para que, em futuros estágios, possamos finalmente pincelar o quanto em branco através das intervenções. Ótimo vídeo! Abraços.
Muito importante trazer a diferença entre observação e o julgamento dos erros, principalmente o trabalhar da análise, uma vez que não é necessário afirmar o que acredita e sim buscar dentro de si as próprias atitudes.
As explicações das disciplinas de Estágio I, II, III e IV foram concisas e pertinentes, já que esclareceram, mesmo que brevemente, diversas dúvidas comuns. Além disso, o objetivo mais amplo de como observar, criar, criticar, buscar a descoberta de novidades e encaminhamentos pautados em uma orientação teórica e metodológica de forma adequada. Nesse sentido, a exposição sobre cada componente permitiu uma visão geral do espectador, sendo o Estágio I para o desenvolvimento de estudos teóricos e observação (observador participante, tendo em vista a seleção de uma problemática a ser investigada e a elaboração de um projeto de pesquisa), o Estágio II visando uma aproximação do contexto escolar (escola e comunidade), o Estágio III com uma prática docente e a execução do projeto de pesquisa em sala de aula, com a realização de reuniões individuais e coletivas previamente agendadas e, por fim, o Estágio IV, o qual possui por por escopo a prática docente e a realização de relatórios reflexivos de aulas, sistematização final dos dados e apresentação oral do relatório monográfico de Estágio. Assim, de modo geral, o esperado é que o graduando finalize a disciplina capacitado para observar, descrever, interpretar, problematizar, definir objetivos, executar um projeto, analisar informações, aplicar o projeto e promover inovações. Em suma, o desenvolvimento de uma articulação entre teoria e prática de forma substancial.
Os esclarecimentos acerca da disciplina foram pertinentes, concisos e interessantes. A partir do vídeo, pude ter uma noção geral da importância desse componente curricular. Nesse sentido, a breve exposição de um histórico cheio de problemas chamou a minha atenção, já que eu imaginava que a prática era bem organizada e estabelecida há décadas. Além disso, os comentários sobre o objetivo geral da disciplina, tendo em vista a observação e a reflexão sobre a prática do ensino de maneira ética e responsável, estão de acordo com o que eu pensava em relação ao trabalho alheio. Sem dúvida, uma escrita analítica e de caráter mais técnico, baseadas no respeito ao ofício de alguém que enfrenta dificuldades diárias, deve ser o norte na produção textual. No mais, a busca por uma aproximação articulada entre a teoria e a prática é algo que chama a minha atenção, visto que é fundamental para o desenvolvimento de uma relação de ensino-aprendizagem frutífera.
Interessante compreender as tentativas de rompimento com a rigidez acadêmica e, entender também, as diferentes especificações de cada etapa dos quatro estágios supervisionados obrigatórios.
Obrigado por esse conteúdo, professora. Vendo seu conteúdo nesta plataforma percebo que o estágio é algo muito mais complexo do que eu imaginei. Após acessar esses vídeos, tenho mais clareza do que se trata os estágios, isso vai me ajudar muito nesses componentes curriculares.
Professora, seu vídeo é muito bom, principalmente para quem vai começar a estagiar em breve. Graças ao seu vídeo muitas dúvidas que eu tinha foram tiradas. Além disso, um outro ponto interessante, é o levantamento histórico que a senhora traz, ajudando assim a entender como funciona o componente curricular.
Vídeo muito esclarecedor, Professora! Compreender todo o processo teórico que se desenvolve ao longo do estágio é entender sua importância para nós, como discentes. É ir muito mais além do que apenas cumprir as horas complementares, tornando-se assim,o exercício de reflexão sobre as situações em sala de aula, um dos papéis principais nesse momento.
Muito esclarecedor. Acho interessante e importante a concepção de pensar o professor como pesquisador. Pelo que observo, a partir das discussões sobre educação que tenho tido na minha formação, algo que para mim faz bastante sentido, o professor precisa estar constantemente atento ao mundo, às demandas da sala de aula, da escola e dos alunos. Desse modo, para cumprir com isso é necessário de fato estar voltado também para a pesquisa. Por um tempo e sei que isso é uma concepção ainda existente por aí, eu pensava na ideia de que o professor bastava se apropriar de conhecimentos fixos e de práticas de sala de aula padronizadas e tudo estaria feito. Porém, diferentemente dessa concepção, a docência traz imprevisibilidades, daí a necessidade de refletir constamente sobre nossa prática, de observar, de ser crítico etc., como bem exposto no vídeo.
Esclarecimentos muito importantes para nós que vamos passar pelo estágio supervisionado. De fato, aliar teoria e prática é um desafio muito grande. Em relação a não apontar erros do docente, mas sim refletirmos sobre como nós mesmos licenciandos agiríamos diante de situações na sala de aula e no espaço escolar, faz sentido, na medida que, com essa mudança de direcionamento, estamos colocando o foco sobre nossa formação. Se um dos objetivos ao qual somos colocados é o de observar, é evidente que temos que refletir sobre o aprendizado que podemos tirar da experiência de observação e como isso nos ajuda a pensar nossa prática, ainda que encontremos "falhas", como é normal em um ambiente de sala de aula. Apontar erros de outros não acrescenta nada, nesse sentido. Essa forma de refletir a experiência nos ajuda a pensarmos criticamente e sermos capazes de avaliarmos o nosso próprio fazer docente.
É realmente crucial para um aluno que está se graduando compreender bem quais são os objetivos reais envolvidos no estágio de ensino. Com essa perspectiva em mente, fica mais fácil entender o papel que ele desempenhará durante o estágio, permitindo que adote uma abordagem ativa em relação às reflexões e atividades que irá vivenciar.
Olá, Professora. Muito interessante esse levantamento histórico que foi feito sobre o estágio supervisionado. Os apontamentos sobre como devemos nos portar ao escrever os relatórios também me chamaram a atenção.
Achei bastante pertinente e coerente essa divisão das etapas dos Estágios Supervisionados: Estágio I, observação, onde o professor estagiário exerce a função de observador participante; o Estágio II, correspondendo o contato e a participação direta com a comunidade escolar; Estágio III, execução do projeto de pesquisa, a docência no Ensino Fundamental; Estágio IV, a docência no Ensino Médio e a sistematização final dos dados. Lembro-me que, na primeira licenciatura que cursei, não havia essa divisão. Pergunta: Nessa lógica de continuidade do trabalho pedagógico, os Estágios Supervisionados devem ser realizados na mesma escola, pelo menos o I, o II e o III, considerando que o Ensino Fundamental e o Médio, comumente, são ofertados por instituições diferentes?
Olá, professora Crislane! Agradeço pelos esclarecimentos em relação ao Estágio Supervisionado. Achei muito pertinente sua fala sobre o exercício de reflexão de se colocar no lugar do professor, quando são observadas práticas consideradas inadequadas em sala de aula. Usar a situação para pensar o que deveria ser feito se estivesse no lugar do docente, ao invés de dizer o que ele deveria ou não fazer, realmente, é um exercício de autonomia coerente aos professorandos que buscam ser protagonistas de sua formação, exercer a docência com responsabilidade e ética profissional.
ótima introdução, muito importante a fala sobre a importância do estágio na construção do docente, gostei também de pontuar sobre o respeito com os colegas profissão.
Bom é que poderemos experimentar essa relação respeitosa com os colegas de profissão na prática em breve no Estágio I.
Vídeo extremamente esclarecedor ao expor o que é necessário saber e praticar nos diferentes níveis do estágio. Oferece, sobretudo, uma perspectiva de futuro para nósque estamos nessa caminhada inicial. Nos fornece uma introdução sobre o que é estágio, suas possibilidades e também nos possibilita orientação para compreendermos as etapas de todo esse processo, o que se espera de cada uma, sua importância e objetivos. Foi importantissimo porque, particularmente, proporciona outro olhar acerca de cada um desses níveis, principalmente sobre a observação, que é um processo reflexivo e ativo, já que é nessa fase que percebemos as potencialidades, os problemas e as dinâmicas existentes no espaço de ensino que vamos nos inserir e, a partir da aquisição de todas essas informações, pensar como devemos proceder.
Que ótimo, Laura, que tais aspectos tenham ficado claros! Os estágios são interligados. Por isso a importância de que sejam feitos com dedicação. Cada etapa concluída facilitará muito a etapa seguinte. Que todos possam aproveitar essa caminha para que, ao chegarem no Estágio IV, estejam todos tranquilos quanto às atividades a serem desenvolvidas e cientes de seu papel pedagógico, histórico, político e social.
Exposição essencial para compreendermos o significado e importância do estágio tanto para o desenvolvimento do discente que está no caminho para ser professor como também para proporcionar uma reflexão histórica sobre suas origens e, bem como, seu caráter essencial para a formação do docente enquanto cidadão. Um ponto muito interessante que o vídeo também traz é justamente fornecer informações sobre a história do Estágio, para compreendermos, também, o seu caráter político, pois, ele se modificava e adequava a partir dos diferentes contextos, sendo isso exposto muito bem por meio das legislações apresentadas. Sobretudo, nos fornece subsídios para pensarmos e repensarmos sobre tal prática docente, bem como suas transformações e necessidades, possibilitando que, a partir dessa reflexão, nos tornemos, de fato, professores e pesquisadores. Ótimo vídeo!
Bom que assim vocês começam no Estágio com consciência sobre a importância dos componentes curriculares de Estágio. Espero que sejam proveitosos para todos!
Excelente vídeo que demonstra a verdadeira importância do Estágio e como ele é importante para uma construção verdadeira do docente. As leis determinantes da educação sempre se moldaram com as décadas e quem as comandava, isso é muito importante de se refletir. ótima explicação sobre a história do Estagio e sua importância.
O estágio é definidor para a formação docente. Espero que a cada estágio supervisionado cursado isso fique ainda mais evidente para todos vocês
Daqui a algum tempo, vai ter que atualizar os videos com a nova onda dos trabalhos acadêmicos, o ChatGPT a as outras inteligências artificiais 😂
Muito pertinence a produção desse vídeo para nós, alunos que estão começando o estágio supervisionado, possamos ter uma breve consciência do que nos está planejado a frente. Isso permite um planejamento melhor. Sei que poderíamos procurar esse conteúdo em outras plataformas por meio de leitura, mas ter esse conteúdo explicado de forma didática é bem legal.
Ótimo! A intenção do vídeo é justamente essa: deixar claro o percurso que vocês seguirão em dois anos de estágio. E, na forma de vídeo, a explicação fica à disposição para revisão, caso considerem necessário.